As Cartografias Subversivas e as Possibilidades de Diálogo Com a (Geo)Política: contribuições para emancipação na formação em Geografia
2020Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz
Este texto busca apresentar a cartografia subversiva como metodologia utilizada nas aulas de Cartografia no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Sorocaba).
Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA
2020Dionel Barbosa Ferreira JúniorIgor Murilo Andrade SalameRobson Alves dos SantosMarcus Vinicius Mariano de Souza
Esta pesquisa apresenta uma experiência vivida durante o Estágio Docente III, em uma escola estadual indígena. Como também pretende-se entender a diferenciação da educação escolar indígena.
Estudo das Necessidades Formativas em Geografia Para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2020Robson de Oliveira LemesClaudivan Sanches Lopes
O objetivo é destacar a importância da análise das necessidades formativas como possibilidade de melhor planejar intervenções na formação do professor pedagogo considerando a perspectiva deles.
O Estudo das Águas na Formação de Professores de Geografia em Face da Base Nacional Comum Curricular no Brasil
2020Anny Catarina Nobre de SouzaAndreza Tacyana Felix Carvalho
O objetivo foi analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do E.F e E. M. – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil.
Os Desafios à Consolidação de uma Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil
2020No artigo são analisados os desafios enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.
Por Uma Geografia Vivenciada: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
2020Israel Rodrigues BezerraFrancisco Amaro Gomes de AlencarDaniel Gadelha de Oliveira
Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia.
Possiblidades Didáticas no Ensino de Geografia Para Estudantes Surdos
2020Bruno Luiz Cruz LisbôaGabrielle Leite Pacheco LisbôaGilcileide Rodrigues da Silva
Este artigo propõe, portanto, uma reflexão acerca das possibilidades metodológicas do ensino de Geografia para estudantes surdos com enfoque na experiência visual.
Tornar-se Professor de Geografia: uma análise à luz da teoria das representações sociais
2020Larissa Sousa Mendes
O objetivo do estudo é o de identificar a representação social do ser professor de geografia partilhada pelos discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.
Um Estágio Supervisionado e Suas Peculiaridades
2020Pedro Wallas Soares de Araújo FelixMirelle Oliveira SilvaThiago Félix de Lima
Objetiva-se demonstrar como o estágio ajuda a melhorar a concepção da teoria/prática caracterizando como um processo de construção no qual o discente de licenciatura tende a crescer significativamente
Laboratórios de Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana e a Elaboração de Recursos Didático-Pedagógicos
2019Edson da Silva SantosCélia Regina Batista dos Santos
O artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as contribuições do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG).