• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC

2020

Hugo Heleno Camilo Costa

Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.

A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula

2020

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.

A Base Nacional Comum Curricular e a Produção de Práticas Pedagógicas Para a Geografia Escolar

2020

Valéria de Oliveira Roque Ascenção

Objetivou-se colocar em diálogo os desafios postos pela proposição de conhecimentos geográficos pela atual BNCC ao professor de Geografia, à sua formação, e à organização de suas práticas pedagógicas.

A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente

2020

Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute

Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.

A Lei 13.415/2017 e o Lugar da Geografia Escolar na Estrutura Curricular do Ensino Médio

2020

Paulo Sérgio Cunha Farias

Este estudo objetiva analisar os impactos da Lei 13.415/2017, que reformulou a Lei 9.394/1996 e instaurou o chamado “Novo Ensino Médio”.

A Abordagem Dinâmica no Ensino de Climatologia: um estudo a partir dos documentos educacionais normativos

2019

Larissa Romana de Oliveira AraújoAntonio Carlos da Silva Oscar Júnior

O artigo objetiva analisar como a Climatologia está presente nos currículos da Educação Básica a partir das políticas públicas educacionais.

A Disciplina de Geografia e o Discurso Competente na Terceira Versão da Base Nacional Comum Curricular

2019

Lidiane Rebouças Santos

Objetivou-se compreender o discurso implícito na BNCC e o interesse de seus idealizadores na formação de competências na disciplina de Geografia, do Ensino Fundamental II.

Conversas na Escada: currículo, docência e geografia escolar

2019

Ana Angelita da RochaAna Maria MonteiroRafael Straforini (orgs)

O livro reúne artigos voltados à análise das políticas curriculares, da identidade docente e do lugar da geografia escolar, no contexto de conservadorismo com rebatimentos sobre o cotidiano da escola.

Por uma educação da complexidade: a BNCC em debate

2019

Gleyce Assis

No artigo a autora apresenta uma análise crítica da BNCC a partir da perspectiva de educação para a complexidade de Edgar Morin.

Reflexiones sobre educación geográfica: revisión disciplinar e innovación didáctica

2018

Alfonso Garcia de la Vega (edit)

O livro reúne trabalhos de professores investigadores da didática da Geografia, dando ênfase à formação de professores, aos temas chave da Geografia, ao currículo e ao uso da cartografia em rede.