Professores, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores vinculados às atividades do Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, NECPEG, da PUC-Rio, do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, GPEG, do CAp/UERJ e do Núcleo de Estudos Geográficos, NEGEO, do IFF de Campos.
Professores colaboradores de Instituições de Ensino Superior que desenvolvem pesquisa sobre as temáticas da Educação Geográfica.
Professores Responsáveis
![](http://obeg.geo.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/08/Rejane-Rodrigues.jpg)
Rejane Rodrigues
Professora PUC-Rio
Link para o Lattes- O Poder do Conhecimento Geográfico no Enfrentamento dos Desafios da Formação para a Cidadania Ativa no Brasil
- Pesquisa e Ensino em Geografia: a linguagem imagética para uma educação geográfica com sentido
- Aprendendo Geografia com filmes na perspectiva das Contra Narrativas e Imaginários Anti-geopolíticos
- Aprendendo com filmes: o cinema como recurso didático para o ensino da geografia
- Educação Geográfica em Foco: temas e metodologias para o ensino básico
- Meu primeiro Atlas – alfabetização cartográfica
- Vamos Compreender o Brasil
- Reflexões acerca do papel da leitura na construção do conhecimento em geografia
- Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio
- Formação de Professores de Geografia e Produção de Material Didático na PUC-Rio
![](http://obeg.geo.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/08/Linovaldo-Lemos.png)
Linovaldo Miranda Lemos
Professor IF Campos
Link para o Lattes- Os Desafios da Formação de Professores de Geografia na Rede Profissional, Técnica e Tecnológica Federal: um relato a partir da experiência no Instituto Federal Fluminense (IFF)
- A ideologia da ideologia de gênero e a escola
- Os Desafios à Consolidação de uma Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil
![](http://obeg.geo.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/08/Fabio-Tadeu-1.jpg)
Fabio Tadeu de Macedo Santana
Professor CAp/UERJ
Link para o Lattes- O Trabalho de Campo e as resignificações do espaço no ambiente escolar
- As Práticas Pedagógicas do Projeto “Geografia vai a Feira” realizado pelo PIBID/CAp-UERJ
- Aprendendo com filmes: o cinema como recurso didático para o ensino da geografia
- Pesquisa e Ensino em Geografia: a linguagem imagética para uma educação geográfica com sentido
Pesquisadores Colaboradores
![](http://obeg.geo.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/08/Gleyce-Assis.jpg)
Gleyce Assis
Mestranda PUC-Rio
Link para o Lattes- Por uma educação da complexidade: a BNCC em debate
- Mobilidade e precarização docente na região metropolitana do Rio de Janeiro
- Experiências e desafios no ensino de geografia: a influência das atividades dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem
- Caminhos para a compreensão da paisagem: a abordagem geográfica em foco
![](http://obeg.geo.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/08/Luana-Correia.jpg)
Luana Correia
Professora da SME-RJ
Link para o Lattes- O PIBID Geografia – PUC-Rio – experiências de impacto na educação básica
- O PIBID/PUC-Rio no Cenário das Políticas Públicas Educacionais – experiências de impacto na formação de professores de Geografia para a educação básica
- Educar para o Futuro: a sala de aula como a janela do mundo – experiências de impacto na formação inicial de professores de Geografia
- Educação Geográfica e Novas Práticas Didático-Pedagógicas: a contribuição do PIBID no processo de formação docente
- Precarização do Trabalho Docente e os Impactos na Formação Inicial dos Professores de Geografia
![](http://obeg.geo.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/08/Lucas-Elyseu.jpeg)
Lucas Elyseu
Mestrando PUC-Rio
Link para o Lattes- A Importância da História em Quadrinhos como Ferramenta Metodológica no Ensino de Geografia
- Experiências Geográficas: quadrinhos e ensino de geografia
- A paisagem geográfica de Will Eisner em: Nova York – A vida na Grande Cidade (2009)
- Carolina de Jesus e Paisagens do Medo: uma análise geográfica a partir das histórias em quadrinhos
![](http://obeg.geo.puc-rio.br/wp-content/uploads/2020/08/Rafael-Arosa.jpg)
Rafael Arosa
Professor CAp/UFRJ, Doutorando PUC-Rio
Link para o Lattes- A Questão Ambiental, o Estudo das Alterações Tecnogênicas e as Possibilidade de Inovação de Conteúdo: uma experiência no estágio supervisionado
- Jovens e Celulares: implicações para a educação na era da conexão móvel
- Pensando o Mal-estar na/da Educação através da Compreensão das ‘Juventudes Líquidas’ Contemporâneas
- De Mercator ao Googlemaps: mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
- Mapas Colaborativos Digitais: uma prática cibercultural a favor do ensino: aprendizagem de Geografia