Nossos objetivos

Nosso objetivo principal é o de colaborar para o aprofundamento das pesquisas na área da educação geográfica com efeitos esperados sobre a valorização do conhecimento geográfico no processo de formação do cidadão brasileiro. Além de consolidar uma rede de pesquisadores interessados na temática da educação geográfica e correlatas.

Para além da produção dos integrantes do NECPEG*, do GPEG** e do NEGEO*** de outros professores e pesquisadores colaboradores, disponibilizamos no site indicações de trabalhos de interesse da área, constituindo-se o OBEG como um site de monitoramento das produções acadêmicas e outras no campo da educação geográfica, bem como um repositório de materiais acessível a estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e do mundo.

Cada nicho dá acesso a artigos, relatórios, vídeos, palestras e outros materiais sobre temáticas selecionadas.

Há, ainda, outros espaços para divulgação de eventos e compartilhamento de experiências (práticas pedagógicas, roteiros, experiências profissionais etc).

Além de um link específico para possibilitar o envio de contribuições para o site. Estas serão verificadas pela Comissão Científica responsável pelo OBEG.

* NECPEG, Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, vinculado ao Departamento de Geografia da PUC-Rio. A criação do OBEG expressa as preocupações que emergiram a partir de pesquisas e eventos, dentre outras iniciativas, desenvolvidos no âmbito do NECPEG.

** GPEG, Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp/UERJ.

*** NEGEO, Núcleo de Estudos Geográficos, vinculado ao Instituto Federal Fluminense, IFF de Campos dos Goytacazes.

O que estamos pesquisando

No âmbito dos grupos de pesquisa e Departamentos vinculados direta e indiretamente ao OBEG são realizadas pesquisas sobre temáticas variadas:

  • A Trajetória do Geógrafo no Brasil, Rejane Rodrigues
  • Contribuições da Geografia Política Crítica para o Conhecimento Geográfico
    Poderoso, Rejane Rodrigues
  • Ensino Médio Integrado e politecnia, Linovaldo Lemos
  • Abrangência Territorial dos Institutos Federais, Linovaldo Lemos
  • Paisagens afetivas e suas Representações Cartográficas, Fabio Tadeu Santana
  • Geografia, Ensino Inclusivo e Materiais Didáticos, André Bezerra
  • Políticas de Formação de Professores, Luana Correia
  • Questões de Gênero na Formação de Professores, Natália Menezes
  • Cibercultura e Formação de Professores, Rafael Arosa
  • Educação Ambiental em Escolas Democráticas, Suellen Silva
  • Políticas de Formação de Professores, Vinicius de Moraes
  • Identidade e Saberes Docentes, Bruno Torres
  • Mobilidade Docente no Rio de Janeiro, Gleyce Assis
  • Futebol, Geopolítica e Ensino de Geografia, Guilherme Meirelles
  • Trabalho de Campo e Ensino de Geografia, Leydiane Silva
  • História em Quadrinhos e Ensino Decolonial de Geografia, Lucas Eliseu
  • Educação Política e Conhecimento Geográfico Poderoso, Rafael Albuquerque
  • Geografia Eleitoral e Educação Geográfica, Raíssa Cortez
  • Paisagens Sonoras no Ensino de Geografia Inclusivo, Luiza Martins
  • Geodiversidade e Educação Geográfica, Letícia Oliveira Rocha
  • Metodologias Inovadoras para a Educação Geográfica, Nicole Lepore
  • Cultura e Currículo na Geografia Escolar, Sabrina Menezes
  • Questões de Gênero na Geografia Escolar, Brenda Cadime
  • Sustentabilidade Socioambiental e Educação Geográfica, Amanda Ramalho
  • Educação Política e Educação Geográfica, Júlia Ferreira

Nossa Revista

Educação Geográfica em Foco

A Revista  tem como propósito principal a ampliação do espaço de debates sobre as temáticas da formação de professores e da licenciatura em Geografia, do ensino da Geografia, da educação geográfica e das metodologias de ensino de Geografia.

http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/issue/archive