• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

Trabalho de Campo Virtual – Amazônia

2323

Rejane Rodrigues

Tomando como objetivos a valorização do trabalho de campo como metodologia para o ensino escolar da Geografia e como mecanismo facilitador de propostas interdisciplinares, e a capacitação dos os pibidianos para o planejamento e aplicação de propostas de trabalho de campo virtual as quais consideram o uso das tecnologias digitais, as crescentes dificuldades para a realização de atividades extramuros e o uso alternativo das tecnologias digitais, em especial, das geotecnologias, o PIBID Geografia PUC-Rio organizou uma proposta de trabalho de campo virtual na Amazônia.

Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica

2024

José Armando Santiago Rivera

O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.

Podcast – O Espaço Portuário Brasileiro

2023

Rejane Rodrigues

Este podcast trata das mudanças no espaço portuário brasileiro e teve como professora narradora a professora Rejane Rodrigues. O tema tem relação com sua tese de doutoramento. Este podcast foi feito experimentalmente utilizando-se imagens e animações.

Ensino de Geografia e a Redução do Risco de Desastres em Espaços Urbanos e Rurais

2022

Lourenço Magnoni Júnior

Com um total de 38 capítulos e uma centena de autores abordam temas chave como: mudanças climáticas, desastres socioambientais e naturais ou desertificação, entre muitos outros.

¿Qué Es La Geografía? Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios

2021

Alejandro Cascante Campos

El artículo propone la existencia de una visión sobre el objeto de estudio de la Geografía que se construye a partir de las concepciones de los estudiantes universitarios sobre su significado.

As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã

2021

Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela

O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.

As Pesquisas em Ensino de Geografia e a Categoria Espacial de Paisagem: Apontamentos a partir de um Estado da arte

2021

Ricardo Lopes Fonseca

O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de geografia.

Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica

2021

David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro

Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.

Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente

2021

UNESP

O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.