• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica

2024

José Armando Santiago Rivera

O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.

As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã

2021

Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela

O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.

As Pesquisas em Ensino de Geografia e a Categoria Espacial de Paisagem: Apontamentos a partir de um Estado da arte

2021

Ricardo Lopes Fonseca

O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de geografia.

Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente

2021

UNESP

O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.

Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica

2021

Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato

O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.

Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação

2021

Willian Franco Felicio

O artigo visa apresentar uma discussão de âmbito teórico no que se refere à paisagem na ciência geográfica, para compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas em geografia.

Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação

2021

Willian Franco Felicio

O artigo apresenta uma discussão de âmbito teórico em relação à paisagem na geografia, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia.

Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem

2021

Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda

No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.

Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem

2021

Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda

No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.

Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional

2021

Solange Lucas RibeiroJuliana Oliveira dos Santos

O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.