Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação
2021
Willian Franco Felicio
O artigo visa apresentar uma discussão de âmbito teórico no que se refere à paisagem na ciência geográfica, para compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas em geografia.
Documentos relacionados
2022
Array
A coletânea que apresentamos tem sua origem em um
conjunto de reflexões a respeito da implementação da Educação
Integral na cidade do Rio de Janeiro. Tais reflexões tem
caracterizado a atuação do Grupo de Ensino e Pesquisa em
Educação Geográfica (GEPEG-CNPq-UERJ), que desde 2018, ano
de sua fundação, tem se dedicado a produzir pesquisas, artigos,
ensaios e produtos educacionais que, entre outros aspectos,
objetivam promover a integralidade da educação por intermédio
de sua territorialização e o reconhecimento do potencial educativo
presente nos componentes socioespaciais que conformam a cidade
2004
Array
Análise da relevância do espaço escolar para a prática pedagógica e para o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
2020
Array
Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva
interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de
espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia
contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia,
percebemos que essa prática contribui com a educação geográfia.