• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

¿Qué Es La Geografía? Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios

2021

Alejandro Cascante Campos

El artículo propone la existencia de una visión sobre el objeto de estudio de la Geografía que se construye a partir de las concepciones de los estudiantes universitarios sobre su significado.

As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã

2021

Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela

O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.

Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem

2021

Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda

No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.

Locais Preferidos: A visibilidade das crianças na cidade

2021

Ariadne de Sousa EvangelistaFátima Aparecida Dias Gomes Marin

o objetivo foi investigar quais os locais de que as crianças mais gostavam na cidade para elucidar as paisagens pelas quais nutriam um sentimento de apreço.

Sobre a Espacialidade e os Propósitos da Educação Geográfica

2021

Rafael Arosa

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e escolares.

A Ciência Geografia e a Construção de um Pensamento Geográfico de Professor

2020

Carina CopattiHelena Copetti Callai

No artigo analisam-se elementos específicos da ciência geográfica e a constituição de um modo de pensar geograficamente que perpassa a formação e a ação docente de professores de geografia.

A paisagem geográfica de Will Eisner em: Nova York – A vida na Grande Cidade (2009)

2020

Lucas Elyseu

Uma das formas de nosso cotidiano se realizar é através da percepção da paisagem. Paisagem que está presente nas histórias em quadrinhos, construindo um diálogo permanente entre realidade e imaginário

Carolina de Jesus e Paisagens do Medo: uma análise geográfica a partir das histórias em quadrinhos

2020

Lucas Elyseu

História em Quadrinhos quando associada à paisagem geográfica contribui como instrumento de leitura do espaço, pois, o estrutura em temporalidades diferentes e simultâneas.

Como os Estudantes Interpretam a Geografia Ensinada: o caso da Escola Lina Seffer (Pará)

2020

Leildo Dias SilvaErinaldo Vicente Cavalcanti

O artigo se propõe a analisar como um grupo de estudantes do ensino médio, de uma escola pública localizada na Amazônia brasileira, compreende a Geografia ensinada na sala de aula.

Entre Limites e Possibilidades da Geografia Escolar

2020

Dayana Aparecida Marques Oliveira Cruz

Este artigo é resultado das reflexões oriundas de uma revisão bibliográfica sobre o tema, cujo objetivo é refletir sobre as potencialidades da geografia escolar para a formação cidadã.