A Ciência Geografia e a Construção de um Pensamento Geográfico de Professor
2020Carina CopattiHelena Copetti Callai
No artigo analisam-se elementos específicos da ciência geográfica e a constituição de um modo de pensar geograficamente que perpassa a formação e a ação docente de professores de geografia.
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DEINTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA
2020HELENA COPETTI CALLAIMARISTELA MARIA DE MORAES
Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva
interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de
espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia
contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia,
percebemos que essa prática contribui com a educação geográfia.
A paisagem geográfica de Will Eisner em: Nova York – A vida na Grande Cidade (2009)
2020Uma das formas de nosso cotidiano se realizar é através da percepção da paisagem. Paisagem que está presente nas histórias em quadrinhos, construindo um diálogo permanente entre realidade e imaginário
Carolina de Jesus e Paisagens do Medo: uma análise geográfica a partir das histórias em quadrinhos
2020História em Quadrinhos quando associada à paisagem geográfica contribui como instrumento de leitura do espaço, pois, o estrutura em temporalidades diferentes e simultâneas.
Como os Estudantes Interpretam a Geografia Ensinada: o caso da Escola Lina Seffer (Pará)
2020Leildo Dias SilvaErinaldo Vicente Cavalcanti
O artigo se propõe a analisar como um grupo de estudantes do ensino médio, de uma escola pública localizada na Amazônia brasileira, compreende a Geografia ensinada na sala de aula.
Entre Limites e Possibilidades da Geografia Escolar
2020Dayana Aparecida Marques Oliveira Cruz
Este artigo é resultado das reflexões oriundas de uma revisão bibliográfica sobre o tema, cujo objetivo é refletir sobre as potencialidades da geografia escolar para a formação cidadã.
Geografia e Astronomia: diálogos em torno da construção de uma aproximação na educação básica
2020Marlon Ronnêr Faedo
O artigo se propõe a discorrer sobre a abordagem de conteúdos (temas/noções/conceitos) relacionados à Astronomia nas aulas de Geografia, na Educação Básica.
O Lugar Como Potencialidade no Ensino de Hidrosfera
2020Rafaela Mattos CostaCarina PetschKátia Kellem da Rosa
O artigo tem o objetivo de refletir sobre como o ensino da hidrosfera pode ser significado a partir de conceitos geográficos – como lugar e paisagem –, de problemáticas ambientais da bacia local.
O Poder do Conhecimento Geográfico no Enfrentamento dos Desafios da Formação para a Cidadania Ativa no Brasil
2020O autor apresenta os resultados de um projeto didático no qual buscou-se articular os preceitos da educação geográfica e da educação política com o propósito de revelar o conhecimento geográfico com um conhecimento poderoso com respeito às possibilidades de transformação da realidade social desigual e excludente que perdura no país.
Para Pensar a Cartografia Escolar: relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia
2020Natália Lampert BatistaMaurício RizzattiGuilherme Moreira da Silva
O artigo tem como objetivo relatar uma oficina pedagógica voltada ao desenvolvimento e aprofundamento de noções cartográficas e da leitura e representação espacial.