• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

A Ciência Geografia e a Construção de um Pensamento Geográfico de Professor

2020

Carina CopattiHelena Copetti Callai

No artigo analisam-se elementos específicos da ciência geográfica e a constituição de um modo de pensar geograficamente que perpassa a formação e a ação docente de professores de geografia.

A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DEINTERDISCIPLINARIDADE: LITERATURA E GEOGRAFIA

2020

HELENA COPETTI CALLAIMARISTELA MARIA DE MORAES

Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva
interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de
espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia
contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia,
percebemos que essa prática contribui com a educação geográfia.

A paisagem geográfica de Will Eisner em: Nova York – A vida na Grande Cidade (2009)

2020

Lucas Elyseu

Uma das formas de nosso cotidiano se realizar é através da percepção da paisagem. Paisagem que está presente nas histórias em quadrinhos, construindo um diálogo permanente entre realidade e imaginário

Carolina de Jesus e Paisagens do Medo: uma análise geográfica a partir das histórias em quadrinhos

2020

Lucas Elyseu

História em Quadrinhos quando associada à paisagem geográfica contribui como instrumento de leitura do espaço, pois, o estrutura em temporalidades diferentes e simultâneas.

Como os Estudantes Interpretam a Geografia Ensinada: o caso da Escola Lina Seffer (Pará)

2020

Leildo Dias SilvaErinaldo Vicente Cavalcanti

O artigo se propõe a analisar como um grupo de estudantes do ensino médio, de uma escola pública localizada na Amazônia brasileira, compreende a Geografia ensinada na sala de aula.

Entre Limites e Possibilidades da Geografia Escolar

2020

Dayana Aparecida Marques Oliveira Cruz

Este artigo é resultado das reflexões oriundas de uma revisão bibliográfica sobre o tema, cujo objetivo é refletir sobre as potencialidades da geografia escolar para a formação cidadã.

Geografia e Astronomia: diálogos em torno da construção de uma aproximação na educação básica

2020

Marlon Ronnêr Faedo

O artigo se propõe a discorrer sobre a abordagem de conteúdos (temas/noções/conceitos) relacionados à Astronomia nas aulas de Geografia, na Educação Básica.

O Lugar Como Potencialidade no Ensino de Hidrosfera

2020

Rafaela Mattos CostaCarina PetschKátia Kellem da Rosa

O artigo tem o objetivo de refletir sobre como o ensino da hidrosfera pode ser significado a partir de conceitos geográficos – como lugar e paisagem –, de problemáticas ambientais da bacia local.

O Poder do Conhecimento Geográfico no Enfrentamento dos Desafios da Formação para a Cidadania Ativa no Brasil

2020

Rejane Rodrigues

O autor apresenta os resultados de um projeto didático no qual buscou-se articular os preceitos da educação geográfica e da educação política com o propósito de revelar o conhecimento geográfico com um conhecimento poderoso com respeito às possibilidades de transformação da realidade social desigual e excludente que perdura no país.

Para Pensar a Cartografia Escolar: relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia

2020

Natália Lampert BatistaMaurício RizzattiGuilherme Moreira da Silva

O artigo tem como objetivo relatar uma oficina pedagógica voltada ao desenvolvimento e aprofundamento de noções cartográficas e da leitura e representação espacial.