A Ciência Geografia e a Construção de um Pensamento Geográfico de Professor
2020
Carina CopattiHelena Copetti Callai
No artigo analisam-se elementos específicos da ciência geográfica e a constituição de um modo de pensar geograficamente que perpassa a formação e a ação docente de professores de geografia.
Documentos relacionados
2011
Array
A aprendizagem significativa como um conceito subjacente a subsunçores, esquemas de assimilação, internalização de instrumentos e signos, construtos pessoais e modelos mentais, significados compartilhados e integração construtiva de pensamentos, sentimentos e ações.
2003
Array
Os autores distinguem os conceitos liminares dos conceitos básicos, demonstram sua importância para o processo de aprendizagem e indicam suas correspondências com a noção de conhecimento problemático.
2019
Array
O autor indica a necessidade de uma recentragem da formação e das práticas de ensino na aquisição do “conhecimento poderoso”, na mestria de “conceitos liminares” e no desenvolvimento de experiências de “aprendizagens transformadoras”, contributos importantes para a formação de profissionais mais comprometidos com a mudança e a configuração de um futuro para o mundo mais resiliente e sustentável, em termos sociais e ambientais.