O Lugar Como Potencialidade no Ensino de Hidrosfera
2020Rafaela Mattos CostaCarina PetschKátia Kellem da Rosa
O artigo tem o objetivo de refletir sobre como o ensino da hidrosfera pode ser significado a partir de conceitos geográficos – como lugar e paisagem –, de problemáticas ambientais da bacia local.
Pensamento Espacial e Pensamento Geográfico: da formação de conceitos à prática social geográfica
2020Matheus Feliciano dos Reis
Este artigo tem como centralidade a discussão do ensino de Geografia e da função ou prática social que daí se objetiva.
Caminhos para a compreensão da paisagem: a abordagem geográfica em foco
2019Neste artigo são analisadas algumas perspectivas para a abordagem do conceito de paisagem para os estudos em Geografia.
Desafios da Formação em Geografia e na Educação Geográfica, Conhecimento Poderoso e Conceitos Liminares
2019Herculano Cachinho
O autor indica a necessidade de uma recentragem da formação e das práticas de ensino na aquisição do “conhecimento poderoso”, na mestria de “conceitos liminares” e no desenvolvimento de experiências de “aprendizagens transformadoras”, contributos importantes para a formação de profissionais mais comprometidos com a mudança e a configuração de um futuro para o mundo mais resiliente e sustentável, em termos sociais e ambientais.
Threshold Concepts and Transformational Learning
2010Jan H.F. MeyerRay LandCaroline Baillie (Eds.)
O livro reúne trabalhos que contribuem para a construção de um cenário consistente do futuro educacional, reunindo estudos sobre conceitos liminares e aprendizagens transformadoras, além de apresentar algumas experiências neste campo.
An introduction to threshold concepts
2006Glynis Cousin
O artigo apresenta algumas noções básicas sobre os conceitos liminares: como reconhecer um conceito liminar; como elaborar um currículo que convide os alunos a entrar em espaços liminares.
Threshold concepts and troublesome knowledge: implications for course design and evaluation
2005Ray LandGlynis CousinJan H F Meyer
No artigo, os autores buscam dar respostas a três questões relacionadas à aprendizagem de conceitos por alunos da educação superior, tomando como referência os conceitos liminares.
Threshold Concepts and Troublesome Knowledge: linkages to ways of thinking and practising within the disciplines
2003Jan H.F. MeyerRay Land
Os autores distinguem os conceitos liminares dos conceitos básicos, demonstram sua importância para o processo de aprendizagem e indicam suas correspondências com a noção de conhecimento problemático.