• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

O Lugar Como Potencialidade no Ensino de Hidrosfera

2020

Rafaela Mattos CostaCarina PetschKátia Kellem da Rosa

O artigo tem o objetivo de refletir sobre como o ensino da hidrosfera pode ser significado a partir de conceitos geográficos – como lugar e paisagem –, de problemáticas ambientais da bacia local.

Pensamento Espacial e Pensamento Geográfico: da formação de conceitos à prática social geográfica

2020

Matheus Feliciano dos Reis

Este artigo tem como centralidade a discussão do ensino de Geografia e da função ou prática social que daí se objetiva.

Caminhos para a compreensão da paisagem: a abordagem geográfica em foco

2019

Gleyce Assis

Neste artigo são analisadas algumas perspectivas para a abordagem do conceito de paisagem para os estudos em Geografia.

Desafios da Formação em Geografia e na Educação Geográfica, Conhecimento Poderoso e Conceitos Liminares

2019

Herculano Cachinho

O autor indica a necessidade de uma recentragem da formação e das práticas de ensino na aquisição do “conhecimento poderoso”, na mestria de “conceitos liminares” e no desenvolvimento de experiências de “aprendizagens transformadoras”, contributos importantes para a formação de profissionais mais comprometidos com a mudança e a configuração de um futuro para o mundo mais resiliente e sustentável, em termos sociais e ambientais.

Threshold Concepts and Transformational Learning

2010

Jan H.F. MeyerRay LandCaroline Baillie (Eds.)

O livro reúne trabalhos que contribuem para a construção de um cenário consistente do futuro educacional, reunindo estudos sobre conceitos liminares e aprendizagens transformadoras, além de apresentar algumas experiências neste campo.

An introduction to threshold concepts

2006

Glynis Cousin

O artigo apresenta algumas noções básicas sobre os conceitos liminares: como reconhecer um conceito liminar; como elaborar um currículo que convide os alunos a entrar em espaços liminares.

Threshold concepts and troublesome knowledge: implications for course design and evaluation

2005

Ray LandGlynis CousinJan H F Meyer

No artigo, os autores buscam dar respostas a três questões relacionadas à aprendizagem de conceitos por alunos da educação superior, tomando como referência os conceitos liminares.

Threshold Concepts and Troublesome Knowledge: linkages to ways of thinking and practising within the disciplines

2003

Jan H.F. MeyerRay Land

Os autores distinguem os conceitos liminares dos conceitos básicos, demonstram sua importância para o processo de aprendizagem e indicam suas correspondências com a noção de conhecimento problemático.