• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã

2021

Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela

O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.

Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica

2021

David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro

Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.

Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente

2021

UNESP

O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.

Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica

2021

Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato

O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.

Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação

2021

Willian Franco Felicio

O artigo apresenta uma discussão de âmbito teórico em relação à paisagem na geografia, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia.

Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem

2021

Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda

No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.

Ensino de Geografia: Percepção dos educandos sobre a categoria de análise paisagem

2021

Fernanda Pereira Martins Raquel Balli Cury

O artigo é um conjunto de reflexões feitas em turmas de 8º e 9º ano E.F. numa escola particular em Ituiutaba/MG. Procurou-se analisar e identificar como os educandos percebem o conceito de paisagem.

Geografia e Libras: Os desafios do processo de ensino aprendizagem em Fortaleza/Ceará

2021

Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos

Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim, Fortaleza/Ceará.

Locais Preferidos: A visibilidade das crianças na cidade

2021

Ariadne de Sousa EvangelistaFátima Aparecida Dias Gomes Marin

o objetivo foi investigar quais os locais de que as crianças mais gostavam na cidade para elucidar as paisagens pelas quais nutriam um sentimento de apreço.

Mapeamentos Alternativos para usar na Educação Básica: o simbolismo dos mapas nos encartes imobiliários

2021

Roberto Lobato CorreaPaulo Márcio Leal de Menezes

Apresenta os discursos e o caráter simbólico dos mapas de encartes imobiliários e suas possibilidades outras de ensino, para tratar do uso da Cartografia como metáfora do espaço geográfico.