As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã
2021Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela
O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.
Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica
2021David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro
Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.
- Revistas em Educação Geográfica
- Geografia Escolar
- Experiências Didático Pedagógicas
- Educação Geográfica
Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente
2021UNESP
O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.
Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica
2021Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato
O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.
Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação
2021Willian Franco Felicio
O artigo apresenta uma discussão de âmbito teórico em relação à paisagem na geografia, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia.
Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem
2021Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda
No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO CIDADÃ: o Projeto NósPropomos! no Distrito Federal/Brasil
2021HUGO DE CARVALHO SOBRINHO
A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a necessidade de estudo
e de superação de práticas pedagógicas, que não condizem com as demandas da sociedade
contemporânea. Em busca da superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de
estudo deste trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania
territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre
universidade, escola e comunidade.
Ensino de Geografia: Percepção dos educandos sobre a categoria de análise paisagem
2021Fernanda Pereira Martins Raquel Balli Cury
O artigo é um conjunto de reflexões feitas em turmas de 8º e 9º ano E.F. numa escola particular em Ituiutaba/MG. Procurou-se analisar e identificar como os educandos percebem o conceito de paisagem.
Geografia e Libras: Os desafios do processo de ensino aprendizagem em Fortaleza/Ceará
2021Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos
Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim, Fortaleza/Ceará.
Locais Preferidos: A visibilidade das crianças na cidade
2021Ariadne de Sousa EvangelistaFátima Aparecida Dias Gomes Marin
o objetivo foi investigar quais os locais de que as crianças mais gostavam na cidade para elucidar as paisagens pelas quais nutriam um sentimento de apreço.