As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã
2021Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela
O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.
Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica
2021David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro
Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.
- Revistas em Educação Geográfica
- Geografia Escolar
- Experiências Didático Pedagógicas
- Educação Geográfica
Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente
2021UNESP
O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.
Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica
2021Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato
O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.
Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação
2021Willian Franco Felicio
O artigo apresenta uma discussão de âmbito teórico em relação à paisagem na geografia, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia.
Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem
2021Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda
No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.
Ensino de Geografia: Percepção dos educandos sobre a categoria de análise paisagem
2021Fernanda Pereira Martins Raquel Balli Cury
O artigo é um conjunto de reflexões feitas em turmas de 8º e 9º ano E.F. numa escola particular em Ituiutaba/MG. Procurou-se analisar e identificar como os educandos percebem o conceito de paisagem.
Geografia e Libras: Os desafios do processo de ensino aprendizagem em Fortaleza/Ceará
2021Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos
Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim, Fortaleza/Ceará.
Locais Preferidos: A visibilidade das crianças na cidade
2021Ariadne de Sousa EvangelistaFátima Aparecida Dias Gomes Marin
o objetivo foi investigar quais os locais de que as crianças mais gostavam na cidade para elucidar as paisagens pelas quais nutriam um sentimento de apreço.
Mapeamentos Alternativos para usar na Educação Básica: o simbolismo dos mapas nos encartes imobiliários
2021Roberto Lobato CorreaPaulo Márcio Leal de Menezes
Apresenta os discursos e o caráter simbólico dos mapas de encartes imobiliários e suas possibilidades outras de ensino, para tratar do uso da Cartografia como metáfora do espaço geográfico.