Do Conhecimento Científico ao Conhecimento Escolar: Abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem
2021Isaías Mutombo MafavisseVivalda Victorino Suda
No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.
Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional
2021Solange Lucas RibeiroJuliana Oliveira dos Santos
O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.
Materiais Pedagógicos Para o Ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II
2021Luana de Almeida Rangel
Esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática.
Materiais Pedagógicos Para o Ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II
2021Luana de Almeida Rangel
A pesquisa teve como objetivo propor a criação e utilização de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Geografia Física.
Sobre os Arranjos Visuais dos Livros Didáticos de Geografia
2021Daniela Gomes de AlmeidaIara Vieira Guimarães
O texto aborda a questão dos novos arranjos visuais dos livros didáticos de Geografia tendo como base a análise da coleção “Expedições Geográficas”, de autoria de Melhem Adas.
Sobre os Arranjos Visuais dos Livros Didáticos de Geografia
2021Daniela Gomes de AlmeidaIara Vieira Guimarães
O texto aborda a questão dos novos arranjos visuais dos livros didáticos de Geografia tendo como base a análise da coleção “Expedições Geográficas”, de autoria de Melhem Adas e Sérgio Adas.
A Disputa de uma Geografia Política no Livro Didático: Geografias maiores e Geografias menores
2020Ivaine Maria ToniniLudmila Losada da Fonseca
Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política.
A Leitura de Mundo a Partir dos Mapas Temáticos: análise comparativa dos materiais didáticos do Brasil e da Espanha
2020Raiane Florentino
Almeja-se exibir uma comparação entre os mapas inseridos nas propostas didáticas espanholas e brasileiras, com foco em São Paulo, e apresentar os resultados obtidos na analise de materiais didáticos.
Aspectos Metodológicos de Prática Educativa com Cartografia Tátil
2020Ana Claudia BizMafalda Nesi Francischett
Analisa-se as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva.
Ausências e Presenças da População Negra no Material Didático de Geografia Para a Educação de Jovens e Adultos da SEEDUC/RJ: negligências, estigmas e estereótipos
2020Tiago Dionisio da Silva
Apresenta uma análise do material didático de Geografia do Programa “Nova EJA” com recorte para as relações étnico raciais, especificamente como se dá a representatividade da população negra.