• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

De Onde Eu Vinha: Nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul – espacialidade dos/das professores/as de geografia

2021

Joaquim RauberMarcos BohrerLudmila Losada da Fonseca

O texto apresenta um panorama das nomeações de docentes de Geografia para o magistério municipal no estado do Rio Grande do Sul.

Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional

2021

Juliana Oliveira dos SantosSolange Lucas Ribeiro

O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.

Pesquisa em Rede Sobre a Proficiência do Pensamento Espacial Nos Cursos de Graduação em Geografia: Primeiras aproximações

2021

Ronaldo Goulart Duarte Carolina Machado Rocha Busch PereiraDenis RichterLiz Cristiane Dias Valéria de Oliveira Ascenção Roque

O Objetivo é identificar em que medida os cursos de graduação em Geografia de cinco Instituições de Ensino Superior brasileiras contribuem para a proficiência do pensamento espacial dos estudantes.

“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC

2020

Hugo Heleno Camilo Costa

Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.

A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula

2020

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.

A Base Nacional Comum Curricular e a Produção de Práticas Pedagógicas Para a Geografia Escolar

2020

Valéria de Oliveira Roque Ascenção

Objetivou-se colocar em diálogo os desafios postos pela proposição de conhecimentos geográficos pela atual BNCC ao professor de Geografia, à sua formação, e à organização de suas práticas pedagógicas.

A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano

2020

Carina Copatti

Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.

A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”

2020

Ronaldo Martins Botelho

Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".

A Disputa de uma Geografia Política no Livro Didático: Geografias maiores e Geografias menores

2020

Ivaine Maria ToniniLudmila Losada da Fonseca

Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política.

A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente

2020

Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute

Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.