• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional

2021

Juliana Oliveira dos SantosSolange Lucas Ribeiro

O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.

Geografia e Libras: Os desafios do processo de ensino aprendizagem em Fortaleza/Ceará

2021

Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos

Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim, Fortaleza/Ceará.

Geografia e LIBRAS: os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará

2021

Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos

O artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza.

“Eu quero que o vento leve a gente… Lá pra outro país”: (e)ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant

2020

Luciana Maria dos Santos Arruda

Conceber a Geografia, suas expressões espaciais e linguagem, nas séries iniciais, com crianças cegas, de baixa visão e com deficiência múltipla, no Instituto Benjamin Constant (IBC).

Aspectos Metodológicos de Prática Educativa com Cartografia Tátil

2020

Ana Claudia BizMafalda Nesi Francischett

Analisa-se as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva.

Menino é Azul e Água no Mapa Também

2020

Jörn Seemann

A partir de uma discussão sobre o uso de cores na cartografia e na cultura, esse texto reflete sobre a significação e ressignificação de símbolos na cultura popular e nos mapas.

Monte seu Mapa: uma atividade para a alfabetização cartográfica de alunos surdos

2020

Tuane Telles RodriguesLetícia Ramires Corrêa Correio

O objetivo do artigo é apresentar a construção da atividade Monte seu Mapa e seu uso por parte de alunos surdos e deficientes auditivos ou ouvintes, em uma oficina educativa realizada para esse fim.

O Que o Olhar não Vê, o Ouvir Constrói: utilizando paisagens sonoras para um ensino geográfico inclusivo

2020

Luíza Martins

No artigo são analisadas as condições para inclusão de alunos com deficiências visuais no sistema regular de ensino básico e proposta a utilização das paisagens sonoras como alternativa metodológica capaz de estimular um processo de aprendizagem geográfica mais inclusivo.

O Uso das Tecnologias Assistivas (TA) Com Materiais de Baixo Custo no Ensino de Geografia Para o Processo de Ensino-Aprendizagem dos Alunos Com Surdez

2020

Rodrigo Nascimento Bentes

A presente pesquisa busca analisar o uso das Tecnologias Assistivas (TA) na educação, através de materiais de baixo custo como contribuinte no processo de ensino-aprendizagem para alunos com surdez