Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional
2021Juliana Oliveira dos SantosSolange Lucas Ribeiro
O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.
Geografia e Libras: Os desafios do processo de ensino aprendizagem em Fortaleza/Ceará
2021Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos
Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim, Fortaleza/Ceará.
Geografia e LIBRAS: os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará
2021Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos
O artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza.
“Eu quero que o vento leve a gente… Lá pra outro país”: (e)ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant
2020Luciana Maria dos Santos Arruda
Conceber a Geografia, suas expressões espaciais e linguagem, nas séries iniciais, com crianças cegas, de baixa visão e com deficiência múltipla, no Instituto Benjamin Constant (IBC).
Aspectos Metodológicos de Prática Educativa com Cartografia Tátil
2020Ana Claudia BizMafalda Nesi Francischett
Analisa-se as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva.
Menino é Azul e Água no Mapa Também
2020Jörn Seemann
A partir de uma discussão sobre o uso de cores na cartografia e na cultura, esse texto reflete sobre a significação e ressignificação de símbolos na cultura popular e nos mapas.
Monte seu Mapa: uma atividade para a alfabetização cartográfica de alunos surdos
2020Tuane Telles RodriguesLetícia Ramires Corrêa Correio
O objetivo do artigo é apresentar a construção da atividade Monte seu Mapa e seu uso por parte de alunos surdos e deficientes auditivos ou ouvintes, em uma oficina educativa realizada para esse fim.
O Que o Olhar não Vê, o Ouvir Constrói: utilizando paisagens sonoras para um ensino geográfico inclusivo
2020No artigo são analisadas as condições para inclusão de alunos com deficiências visuais no sistema regular de ensino básico e proposta a utilização das paisagens sonoras como alternativa metodológica capaz de estimular um processo de aprendizagem geográfica mais inclusivo.
O Uso das Tecnologias Assistivas (TA) Com Materiais de Baixo Custo no Ensino de Geografia Para o Processo de Ensino-Aprendizagem dos Alunos Com Surdez
2020Rodrigo Nascimento Bentes
A presente pesquisa busca analisar o uso das Tecnologias Assistivas (TA) na educação, através de materiais de baixo custo como contribuinte no processo de ensino-aprendizagem para alunos com surdez
Possiblidades Didáticas no Ensino de Geografia Para Estudantes Surdos
2020Bruno Luiz Cruz LisbôaGabrielle Leite Pacheco LisbôaGilcileide Rodrigues da Silva
Este artigo propõe, portanto, uma reflexão acerca das possibilidades metodológicas do ensino de Geografia para estudantes surdos com enfoque na experiência visual.