• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

“Eu quero que o vento leve a gente… Lá pra outro país”: (e)ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant

2020

Luciana Maria dos Santos Arruda

Conceber a Geografia, suas expressões espaciais e linguagem, nas séries iniciais, com crianças cegas, de baixa visão e com deficiência múltipla, no Instituto Benjamin Constant (IBC).

Aspectos Metodológicos de Prática Educativa com Cartografia Tátil

2020

Ana Claudia BizMafalda Nesi Francischett

Analisa-se as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva.

Menino é Azul e Água no Mapa Também

2020

Jörn Seemann

A partir de uma discussão sobre o uso de cores na cartografia e na cultura, esse texto reflete sobre a significação e ressignificação de símbolos na cultura popular e nos mapas.

Monte seu Mapa: uma atividade para a alfabetização cartográfica de alunos surdos

2020

Tuane Telles RodriguesLetícia Ramires Corrêa Correio

O objetivo do artigo é apresentar a construção da atividade Monte seu Mapa e seu uso por parte de alunos surdos e deficientes auditivos ou ouvintes, em uma oficina educativa realizada para esse fim.

O Que o Olhar não Vê, o Ouvir Constrói: utilizando paisagens sonoras para um ensino geográfico inclusivo

2020

Luíza Martins

No artigo são analisadas as condições para inclusão de alunos com deficiências visuais no sistema regular de ensino básico e proposta a utilização das paisagens sonoras como alternativa metodológica capaz de estimular um processo de aprendizagem geográfica mais inclusivo.

O Uso das Tecnologias Assistivas (TA) Com Materiais de Baixo Custo no Ensino de Geografia Para o Processo de Ensino-Aprendizagem dos Alunos Com Surdez

2020

Rodrigo Nascimento Bentes

A presente pesquisa busca analisar o uso das Tecnologias Assistivas (TA) na educação, através de materiais de baixo custo como contribuinte no processo de ensino-aprendizagem para alunos com surdez

Possiblidades Didáticas no Ensino de Geografia Para Estudantes Surdos

2020

Bruno Luiz Cruz LisbôaGabrielle Leite Pacheco LisbôaGilcileide Rodrigues da Silva

Este artigo propõe, portanto, uma reflexão acerca das possibilidades metodológicas do ensino de Geografia para estudantes surdos com enfoque na experiência visual.