• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC

2020

Hugo Heleno Camilo Costa

Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.

A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula

2020

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.

A Base Nacional Comum Curricular e a Produção de Práticas Pedagógicas Para a Geografia Escolar

2020

Valéria de Oliveira Roque Ascenção

Objetivou-se colocar em diálogo os desafios postos pela proposição de conhecimentos geográficos pela atual BNCC ao professor de Geografia, à sua formação, e à organização de suas práticas pedagógicas.

A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano

2020

Carina Copatti

Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.

A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”

2020

Ronaldo Martins Botelho

Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".

A Disputa de uma Geografia Política no Livro Didático: Geografias maiores e Geografias menores

2020

Ivaine Maria ToniniLudmila Losada da Fonseca

Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política.

A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente

2020

Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute

Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.

A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente

2020

Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa

Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar

A Lei 13.415/2017 e o Lugar da Geografia Escolar na Estrutura Curricular do Ensino Médio

2020

Paulo Sérgio Cunha Farias

Este estudo objetiva analisar os impactos da Lei 13.415/2017, que reformulou a Lei 9.394/1996 e instaurou o chamado “Novo Ensino Médio”.

Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais, Competência Comunicativa e Estágios de Desenvolvimento Moral

2020

Rosalvo Nobre Carneiro

Objetivou-se analisar a relação entre os estágios do desenvolvimento moral, o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem por princípios éticos e morais universais.