“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC
2020Hugo Heleno Camilo Costa
Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.
A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula
2020Raquel Almeida MendesAlex Ratts
No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.
A Base Nacional Comum Curricular e a Produção de Práticas Pedagógicas Para a Geografia Escolar
2020Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Objetivou-se colocar em diálogo os desafios postos pela proposição de conhecimentos geográficos pela atual BNCC ao professor de Geografia, à sua formação, e à organização de suas práticas pedagógicas.
A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano
2020Carina Copatti
Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.
A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”
2020Ronaldo Martins Botelho
Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".
A Disputa de uma Geografia Política no Livro Didático: Geografias maiores e Geografias menores
2020Ivaine Maria ToniniLudmila Losada da Fonseca
Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política.
A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente
2020Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute
Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.
A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente
2020Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa
Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar
A Lei 13.415/2017 e o Lugar da Geografia Escolar na Estrutura Curricular do Ensino Médio
2020Paulo Sérgio Cunha Farias
Este estudo objetiva analisar os impactos da Lei 13.415/2017, que reformulou a Lei 9.394/1996 e instaurou o chamado “Novo Ensino Médio”.
Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais, Competência Comunicativa e Estágios de Desenvolvimento Moral
2020Rosalvo Nobre Carneiro
Objetivou-se analisar a relação entre os estágios do desenvolvimento moral, o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem por princípios éticos e morais universais.