De Onde Eu Vinha: Nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul – espacialidade dos/das professores/as de geografia
2021Joaquim RauberMarcos BohrerLudmila Losada da Fonseca
O texto apresenta um panorama das nomeações de docentes de Geografia para o magistério municipal no estado do Rio Grande do Sul.
A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano
2020Carina Copatti
Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.
A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”
2020Ronaldo Martins Botelho
Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".
A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente
2020Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute
Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.
A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente
2020Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa
Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar
Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais, Competência Comunicativa e Estágios de Desenvolvimento Moral
2020Rosalvo Nobre Carneiro
Objetivou-se analisar a relação entre os estágios do desenvolvimento moral, o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem por princípios éticos e morais universais.
As Dimensões Pessoais e Profissionais na Construção Identitária dos Professores de Geografia
2020Cristiane Maciel de Souza AndradeRoselane Zordan Costella
Analisa-se como as histórias pessoais e experiências profissionais dos professores são meios privilegiados de reflexão e de possibilidade de ação no aperfeiçoamento da prática docente.
Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA
2020Dionel Barbosa Ferreira JúniorIgor Murilo Andrade SalameRobson Alves dos SantosMarcus Vinicius Mariano de Souza
Esta pesquisa apresenta uma experiência vivida durante o Estágio Docente III, em uma escola estadual indígena. Como também pretende-se entender a diferenciação da educação escolar indígena.
Estudo das Necessidades Formativas em Geografia Para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2020Robson de Oliveira LemesClaudivan Sanches Lopes
O objetivo é destacar a importância da análise das necessidades formativas como possibilidade de melhor planejar intervenções na formação do professor pedagogo considerando a perspectiva deles.
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a Didática Específica dos Professores de Geografia
2020José Ricardo de Oliveira Claudivan Sanches Lopes
Analisam-se as estratégias didático-pedagógicas utilizadas por professores de Geografia, experientes e bem-sucedidos, que atuam na Educação Básica em escolas Núcleo Regional de Maringá-PR.