• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano

2020

Carina Copatti

Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.

A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”

2020

Ronaldo Martins Botelho

Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".

A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente

2020

Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute

Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.

A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente

2020

Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa

Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar

Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais, Competência Comunicativa e Estágios de Desenvolvimento Moral

2020

Rosalvo Nobre Carneiro

Objetivou-se analisar a relação entre os estágios do desenvolvimento moral, o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem por princípios éticos e morais universais.

As Dimensões Pessoais e Profissionais na Construção Identitária dos Professores de Geografia

2020

Cristiane Maciel de Souza AndradeRoselane Zordan Costella

Analisa-se como as histórias pessoais e experiências profissionais dos professores são meios privilegiados de reflexão e de possibilidade de ação no aperfeiçoamento da prática docente.

Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA

2020

Dionel Barbosa Ferreira JúniorIgor Murilo Andrade SalameRobson Alves dos SantosMarcus Vinicius Mariano de Souza

Esta pesquisa apresenta uma experiência vivida durante o Estágio Docente III, em uma escola estadual indígena. Como também pretende-se entender a diferenciação da educação escolar indígena.

Estudo das Necessidades Formativas em Geografia Para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2020

Robson de Oliveira LemesClaudivan Sanches Lopes

O objetivo é destacar a importância da análise das necessidades formativas como possibilidade de melhor planejar intervenções na formação do professor pedagogo considerando a perspectiva deles.

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a Didática Específica dos Professores de Geografia

2020

José Ricardo de Oliveira Claudivan Sanches Lopes

Analisam-se as estratégias didático-pedagógicas utilizadas por professores de Geografia, experientes e bem-sucedidos, que atuam na Educação Básica em escolas Núcleo Regional de Maringá-PR.

Problemas Práticos Profissionais: aportes teóricos-metodológicos do ensino de geografia na formação continuada de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental

2020

Ismael Donizete Cardoso de Moraes

Buscou-se compreender se a formação continuada, centrada nos problemas práticos profissionais, contribui para a superação do ensino empírico dos conteúdos geográficos nos anos iniciais do EF.