• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

A Disputa de uma Geografia Política no Livro Didático: Geografias maiores e Geografias menores

2020

Ivaine Maria ToniniLudmila Losada da Fonseca

Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política.

A Leitura de Mundo a Partir dos Mapas Temáticos: análise comparativa dos materiais didáticos do Brasil e da Espanha

2020

Raiane Florentino

Almeja-se exibir uma comparação entre os mapas inseridos nas propostas didáticas espanholas e brasileiras, com foco em São Paulo, e apresentar os resultados obtidos na analise de materiais didáticos.

Aspectos Metodológicos de Prática Educativa com Cartografia Tátil

2020

Ana Claudia BizMafalda Nesi Francischett

Analisa-se as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva.

Ausências e Presenças da População Negra no Material Didático de Geografia Para a Educação de Jovens e Adultos da SEEDUC/RJ: negligências, estigmas e estereótipos

2020

Tiago Dionisio da Silva

Apresenta uma análise do material didático de Geografia do Programa “Nova EJA” com recorte para as relações étnico raciais, especificamente como se dá a representatividade da população negra.

Ensino do Clima e Conteúdos Escolares: propostas didáticas e construção do conhecimento

2020

Ivamauro Ailton Sousa SilvaCamila Rodrigues Goveia

O artigo tem como objetivo analisar os conteúdos sobre o clima nos livros didáticos de geografia de duas escolas públicas e apresentar propostas didáticas de ensino deles de forma lúdica e interativa.

Geografia e Prática Pedagógica: análises e experiências a partir da produção de materiais didáticos

2020

Ana Paula Camilo PereiraRafael Oliveira Fonseca

O objetivo é o de contribuir para a divulgação de experiências no ensino de Geografia por meio do desenvolvimento, análises e resultados oriundos de elementos teóricos e de um Projeto de Ensino.

Múltiplas Linguagens na Produção do Saber Geográfico Escolar

2020

Clayton Jose Budin

O autor apresenta práticas docentes relativas a diversas experiências na aplicação de múltiplas linguagens na produção do saber geográfico na escola.

O Enfoque Metropolitano no Livro Didático de Geografia

2020

Ivandra Alves RibeiroOtacílio Lopes de Souza Paz

O artigo tem como objetivo a compreensão através de uma visão crítica sobre a abordagem e a ênfase atribuídas ao enfoque metropolitano nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio.

O Estudo das Águas na Formação de Professores de Geografia em Face da Base Nacional Comum Curricular no Brasil

2020

Anny Catarina Nobre de SouzaAndreza Tacyana Felix Carvalho

O objetivo foi analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do E.F e E. M. – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil.