A Disputa de uma Geografia Política no Livro Didático: Geografias maiores e Geografias menores
2020Ivaine Maria ToniniLudmila Losada da Fonseca
Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política.
A Leitura de Mundo a Partir dos Mapas Temáticos: análise comparativa dos materiais didáticos do Brasil e da Espanha
2020Raiane Florentino
Almeja-se exibir uma comparação entre os mapas inseridos nas propostas didáticas espanholas e brasileiras, com foco em São Paulo, e apresentar os resultados obtidos na analise de materiais didáticos.
Aspectos Metodológicos de Prática Educativa com Cartografia Tátil
2020Ana Claudia BizMafalda Nesi Francischett
Analisa-se as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva.
Ausências e Presenças da População Negra no Material Didático de Geografia Para a Educação de Jovens e Adultos da SEEDUC/RJ: negligências, estigmas e estereótipos
2020Tiago Dionisio da Silva
Apresenta uma análise do material didático de Geografia do Programa “Nova EJA” com recorte para as relações étnico raciais, especificamente como se dá a representatividade da população negra.
Ensino do Clima e Conteúdos Escolares: propostas didáticas e construção do conhecimento
2020Ivamauro Ailton Sousa SilvaCamila Rodrigues Goveia
O artigo tem como objetivo analisar os conteúdos sobre o clima nos livros didáticos de geografia de duas escolas públicas e apresentar propostas didáticas de ensino deles de forma lúdica e interativa.
Geografia e Prática Pedagógica: análises e experiências a partir da produção de materiais didáticos
2020Ana Paula Camilo PereiraRafael Oliveira Fonseca
O objetivo é o de contribuir para a divulgação de experiências no ensino de Geografia por meio do desenvolvimento, análises e resultados oriundos de elementos teóricos e de um Projeto de Ensino.
Histórias em Quadrinhos como Ferramenta Metodológica Significativa no Processo de Ensino/Aprendizagem de Geografia Escolar Decolonial
2020
Múltiplas Linguagens na Produção do Saber Geográfico Escolar
2020Clayton Jose Budin
O autor apresenta práticas docentes relativas a diversas experiências na aplicação de múltiplas linguagens na produção do saber geográfico na escola.
O Enfoque Metropolitano no Livro Didático de Geografia
2020Ivandra Alves RibeiroOtacílio Lopes de Souza Paz
O artigo tem como objetivo a compreensão através de uma visão crítica sobre a abordagem e a ênfase atribuídas ao enfoque metropolitano nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio.
O Estudo das Águas na Formação de Professores de Geografia em Face da Base Nacional Comum Curricular no Brasil
2020Anny Catarina Nobre de SouzaAndreza Tacyana Felix Carvalho
O objetivo foi analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do E.F e E. M. – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil.