• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

O Trabalho de Campo como Experiência Educativa em Geografia

2021

Linovaldo Miranda Lemos

O presente artigo revisita o trabalho de campo em geografia e discute os limites da tradição calcada na pressuposição da neutralidade e da objetividade da observação direta.

Aula de Campo no Ensino de Geografia: uma visão pela literatura científica brasileira

2020

Aline Mattos de Souza MarquesMarina de Souza MotaMaria Alice Veiga Ferreira de Souza

O trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica da temática Geografia e a prática de campo. O recorte temporal utilizado é o de publicações entre 2011 e 2019.

O Trabalho de Campo como Proposta Metodológica para o Ensino de Geografia na Educação Básica: diálogos com a perspectiva do pensamento (geo)espacial

2020

Leydiane Silva

A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica.

O Trabalho de Campo em Bacia Hidrográfica no Ensino de Geografia e os Componentes Físicos Naturais

2020

Mavistelma Teixeira Carvalho BorgesAdriana Olivia Alves

Objetiva-se apresentar a estratégia de ensino do trabalho de campo em bacias hidrográficas como proposta metodológica potencializadora para a mobilização dos componentes físicos-naturais.

O Trabalho de Campo em Geografia Agrária: produzindo conhecimentos sobre campesinato, cooperativismo e agroecologia

2020

Roberto Antonio FinattoFábio Luiz Zeneratti

Este artigo analisa a importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia no ensino superior, com ênfase nos temas da Geografia Agrária.

Por Uma Geografia Vivenciada: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia

2020

Israel Rodrigues BezerraFrancisco Amaro Gomes de AlencarDaniel Gadelha de Oliveira

Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia.

O Trabalho de Campo Como Promotor de Uma Educação e Conhecimento Contextualizados e Particip(ativos): o caso da E.E. Dr. Newton Oppermann, Campinas (SP)

2019

Joseane Carina Borges de CarvalhoMauricio Compiani

Objetiva-se desenvolver uma metodologia calcada no ensino/aprendizagem contextualizadas (Pedagogia Crítica do Lugar/Ambiente) tendo, o trabalho de campo, como fio condutor das práticas e reflexões.

Por Novas Práticas Pedagógicas que Ressignifiquem o Currículo da Geografia Escolar: o trabalho de campo como recurso para o ensino de geografia

2018

Rafael Albuquerque

O autor apresenta uma experiência sobre o uso do trabalho de campo como recurso para o ensino de Geografia, analisando as possibilidades de renovação da geografia escolar.

[Carto]grafias do Lugar – a cidade de Figueira/PR na Geografia Escolar

2016

Silvana Puchalski

A dissertação conta uma experiência de pesquisa participativa com alunos como estratégia de abordagem do conceito de lugar, utilizando-se do espaço vivido desses para construção de um Atlas Escolar.

Educación geográfica y las salidas de campo como estrategia didáctica: un estudio comparativo desde el Geoforo Iberoamericano

2016

Silvia Aparecida Sousa FernandesDiego García MonteagudoXosé M. Souto González

Síntese e análise crítica das pesquisas sobre Trabalho de Campo apresentados no Geoforo Iberoamericano de 2015.