O Trabalho de Campo como Experiência Educativa em Geografia
2021O presente artigo revisita o trabalho de campo em geografia e discute os limites da tradição calcada na pressuposição da neutralidade e da objetividade da observação direta.
Aula de Campo no Ensino de Geografia: uma visão pela literatura científica brasileira
2020Aline Mattos de Souza MarquesMarina de Souza MotaMaria Alice Veiga Ferreira de Souza
O trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica da temática Geografia e a prática de campo. O recorte temporal utilizado é o de publicações entre 2011 e 2019.
O Trabalho de Campo como Proposta Metodológica para o Ensino de Geografia na Educação Básica: diálogos com a perspectiva do pensamento (geo)espacial
2020A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica.
O Trabalho de Campo em Bacia Hidrográfica no Ensino de Geografia e os Componentes Físicos Naturais
2020Mavistelma Teixeira Carvalho BorgesAdriana Olivia Alves
Objetiva-se apresentar a estratégia de ensino do trabalho de campo em bacias hidrográficas como proposta metodológica potencializadora para a mobilização dos componentes físicos-naturais.
O Trabalho de Campo em Geografia Agrária: produzindo conhecimentos sobre campesinato, cooperativismo e agroecologia
2020Roberto Antonio FinattoFábio Luiz Zeneratti
Este artigo analisa a importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia no ensino superior, com ênfase nos temas da Geografia Agrária.
Por Uma Geografia Vivenciada: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
2020Israel Rodrigues BezerraFrancisco Amaro Gomes de AlencarDaniel Gadelha de Oliveira
Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia.
O Trabalho de Campo Como Promotor de Uma Educação e Conhecimento Contextualizados e Particip(ativos): o caso da E.E. Dr. Newton Oppermann, Campinas (SP)
2019Joseane Carina Borges de CarvalhoMauricio Compiani
Objetiva-se desenvolver uma metodologia calcada no ensino/aprendizagem contextualizadas (Pedagogia Crítica do Lugar/Ambiente) tendo, o trabalho de campo, como fio condutor das práticas e reflexões.
Por Novas Práticas Pedagógicas que Ressignifiquem o Currículo da Geografia Escolar: o trabalho de campo como recurso para o ensino de geografia
2018O autor apresenta uma experiência sobre o uso do trabalho de campo como recurso para o ensino de Geografia, analisando as possibilidades de renovação da geografia escolar.
[Carto]grafias do Lugar – a cidade de Figueira/PR na Geografia Escolar
2016Silvana Puchalski
A dissertação conta uma experiência de pesquisa participativa com alunos como estratégia de abordagem do conceito de lugar, utilizando-se do espaço vivido desses para construção de um Atlas Escolar.
Educación geográfica y las salidas de campo como estrategia didáctica: un estudio comparativo desde el Geoforo Iberoamericano
2016Silvia Aparecida Sousa FernandesDiego García MonteagudoXosé M. Souto González
Síntese e análise crítica das pesquisas sobre Trabalho de Campo apresentados no Geoforo Iberoamericano de 2015.