Aula de Campo no Ensino de Geografia: uma visão pela literatura científica brasileira
2020Aline Mattos de Souza MarquesMarina de Souza MotaMaria Alice Veiga Ferreira de Souza
O trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica da temática Geografia e a prática de campo. O recorte temporal utilizado é o de publicações entre 2011 e 2019.
O Trabalho de Campo como Proposta Metodológica para o Ensino de Geografia na Educação Básica: diálogos com a perspectiva do pensamento (geo)espacial
2020A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica.
O Trabalho de Campo em Bacia Hidrográfica no Ensino de Geografia e os Componentes Físicos Naturais
2020Mavistelma Teixeira Carvalho BorgesAdriana Olivia Alves
Objetiva-se apresentar a estratégia de ensino do trabalho de campo em bacias hidrográficas como proposta metodológica potencializadora para a mobilização dos componentes físicos-naturais.
O Trabalho de Campo em Geografia Agrária: produzindo conhecimentos sobre campesinato, cooperativismo e agroecologia
2020Roberto Antonio FinattoFábio Luiz Zeneratti
Este artigo analisa a importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia no ensino superior, com ênfase nos temas da Geografia Agrária.
Por Uma Geografia Vivenciada: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
2020Israel Rodrigues BezerraFrancisco Amaro Gomes de AlencarDaniel Gadelha de Oliveira
Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia.