O PIBID Geografia – PUC-Rio – experiências de impacto na educação básica
2020
Luana Correia
A autora analisa as contribuições do PIBID para a formação de inicial de professores, a partir da experiência dos integrantes do subprojeto de Geografia do PIBID PUC-Rio.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2002
Array
Os ensaios reunidos neste livro se apresentam como um esforço de síntese sobre a natureza dos saberes mobilizados e utilizados pelos professores, seja através de pesquisa empírica, seja através de questões teóricas.
2016
Array
O autor analisa os desafios para a formação de professores, a partir de um relato da experiência de um professor que atua no curso de Licenciatura em Geografia em no Instituto Federal, Campos.