Precarização do Trabalho Docente e os Impactos na Formação Inicial dos Professores de Geografia
2019
Luana CorreiaAmanda RamalhoLetícia Rocha
As autoras analisam as contradições entre o proposto pelo PIBID e as condições de efetivas de atuação no espaço escolar, situação que pode ter efeitos sobre o desinteresse pela profissão.
Documentos relacionados
2016
Array
Neste artigo, a autora faz um levantamento da produção intelectual acumulada no campo curricular e analisa a articulação entre conhecimento escolar e emancipação no campo do currículo.
2021
Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.
2014
Array
O autor sugere a articulação entre os papéis crítico e normativo do currículo, considerado como forma de conhecimento especializado, e a sua ampliação das oportunidades de aprendizagem.