“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC
2020Hugo Heleno Camilo Costa
Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.
A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula
2020Raquel Almeida MendesAlex Ratts
No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.
A Base Nacional Comum Curricular e a Produção de Práticas Pedagógicas Para a Geografia Escolar
2020Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Objetivou-se colocar em diálogo os desafios postos pela proposição de conhecimentos geográficos pela atual BNCC ao professor de Geografia, à sua formação, e à organização de suas práticas pedagógicas.
A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente
2020Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute
Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.
A Lei 13.415/2017 e o Lugar da Geografia Escolar na Estrutura Curricular do Ensino Médio
2020Paulo Sérgio Cunha Farias
Este estudo objetiva analisar os impactos da Lei 13.415/2017, que reformulou a Lei 9.394/1996 e instaurou o chamado “Novo Ensino Médio”.