Entre a geografia física, a formação de professores e a geografia escolar: abismos, pontes e caminhos
2024GABRIELA DE GODOI BENTO
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
Desafios e Possibilidades da Prática como Componente Curricular na Formação de Professores em Geografia
2023João Carlos de Lima Neto
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.
Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia
2023Raquel Almeida MendesAlex Ratts
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10
As Cartografias Subversivas e as Possibilidades de Diálogo Com a (Geo)Política: contribuições para emancipação na formação em Geografia
2020Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz
Este texto busca apresentar a cartografia subversiva como metodologia utilizada nas aulas de Cartografia no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Sorocaba).
Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA
2020Dionel Barbosa Ferreira JúniorIgor Murilo Andrade SalameRobson Alves dos SantosMarcus Vinicius Mariano de Souza
Esta pesquisa apresenta uma experiência vivida durante o Estágio Docente III, em uma escola estadual indígena. Como também pretende-se entender a diferenciação da educação escolar indígena.
Estudo das Necessidades Formativas em Geografia Para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2020Robson de Oliveira LemesClaudivan Sanches Lopes
O objetivo é destacar a importância da análise das necessidades formativas como possibilidade de melhor planejar intervenções na formação do professor pedagogo considerando a perspectiva deles.
O Estudo das Águas na Formação de Professores de Geografia em Face da Base Nacional Comum Curricular no Brasil
2020Anny Catarina Nobre de SouzaAndreza Tacyana Felix Carvalho
O objetivo foi analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do E.F e E. M. – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil.
Os Desafios à Consolidação de uma Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil
2020No artigo são analisados os desafios enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.
Por Uma Geografia Vivenciada: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
2020Israel Rodrigues BezerraFrancisco Amaro Gomes de AlencarDaniel Gadelha de Oliveira
Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia.
Possiblidades Didáticas no Ensino de Geografia Para Estudantes Surdos
2020Bruno Luiz Cruz LisbôaGabrielle Leite Pacheco LisbôaGilcileide Rodrigues da Silva
Este artigo propõe, portanto, uma reflexão acerca das possibilidades metodológicas do ensino de Geografia para estudantes surdos com enfoque na experiência visual.