Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica
2024José Armando Santiago Rivera
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.
Os Sentidos de Lugar e Espaço Geográfico Construído por Meio do Uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECs), em Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas Aulas de Geografia do Ensino Fundamental
2024Giseli Gomes Dalla NoraSamara Pacheco Silva Barbosa
¿Qué Es La Geografía? Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios
2021Alejandro Cascante Campos
El artículo propone la existencia de una visión sobre el objeto de estudio de la Geografía que se construye a partir de las concepciones de los estudiantes universitarios sobre su significado.
As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã
2021Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela
O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.
As Pesquisas em Ensino de Geografia e a Categoria Espacial de Paisagem: Apontamentos a partir de um Estado da arte
2021Ricardo Lopes Fonseca
O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de geografia.
Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica
2021David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro
Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.
- Revistas em Educação Geográfica
- Geografia Escolar
- Experiências Didático Pedagógicas
- Educação Geográfica
Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente
2021UNESP
O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.
Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica
2021Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato
O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.
Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação
2021Willian Franco Felicio
O artigo visa apresentar uma discussão de âmbito teórico no que se refere à paisagem na ciência geográfica, para compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas em geografia.
Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação
2021Willian Franco Felicio
O artigo apresenta uma discussão de âmbito teórico em relação à paisagem na geografia, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia.