• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica

2024

José Armando Santiago Rivera

O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.

Desafios e Possibilidades da Prática como Componente Curricular na Formação de Professores em Geografia

2023

João Carlos de Lima Neto

Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.

Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia

2023

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10

¿Qué Es La Geografía? Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios

2021

Alejandro Cascante Campos

El artículo propone la existencia de una visión sobre el objeto de estudio de la Geografía que se construye a partir de las concepciones de los estudiantes universitarios sobre su significado.

As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã

2021

Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela

O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.

As Pesquisas em Ensino de Geografia e a Categoria Espacial de Paisagem: Apontamentos a partir de um Estado da arte

2021

Ricardo Lopes Fonseca

O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de geografia.

Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica

2021

David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro

Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.

Cartografia e Ensino: linguagens, tecnologias, mapas sociais, currículo e formação docente

2021

UNESP

O número 5 da Revista Ciência Geográfica é dedicado a divulgação de trabalhos que tratam do tema da cartografia no ensino da Geografia. São 28 artigos distribuídos por 4 eixos principais.

Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica

2021

Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato

O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.