Para Pensar a Cartografia Escolar: relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia
2020
Natália Lampert BatistaMaurício RizzattiGuilherme Moreira da Silva
O artigo tem como objetivo relatar uma oficina pedagógica voltada ao desenvolvimento e aprofundamento de noções cartográficas e da leitura e representação espacial.
Documentos relacionados
2023
Array
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10
2020
Array
Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.
2019
Array
Discutir a vida intelectual do professor e do futuro professor de Geografia, por meio da apropriação de categorias de análise e princípios que contribuam para a formação do raciocínio geográfico.