Para Pensar a Cartografia Escolar: relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia
2020
Natália Lampert BatistaMaurício RizzattiGuilherme Moreira da Silva
O artigo tem como objetivo relatar uma oficina pedagógica voltada ao desenvolvimento e aprofundamento de noções cartográficas e da leitura e representação espacial.
Documentos relacionados
2021
Array
O Objetivo é identificar em que medida os cursos de graduação em Geografia de cinco Instituições de Ensino Superior brasileiras contribuem para a proficiência do pensamento espacial dos estudantes.
2020
Array
O objetivo é o de contribuir para a divulgação de experiências no ensino de Geografia por meio do desenvolvimento, análises e resultados oriundos de elementos teóricos e de um Projeto de Ensino.
2023
Array
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10