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A formação de professores de geografia na Guiné­-Bissau: permanências e rupturas da colonialidade na prática docente

2024

Marcelo da Silva

A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.

Entre a geografia física, a formação de professores e a geografia escolar: abismos, pontes e caminhos

2024

GABRIELA DE GODOI BENTO

O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.

O Estudo de Caso na Educação Geográfica: Discursos, Práticas e Desafios

2022

Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão

Num mundo de desafios e mudanças, há que formar cidadãos responsáveis e ativos,
devendo a educação geográfica proporcionar um contributo efetivo para a educação
para a cidadania, dimensão transversal que, ao longo do tempo, tem assumido um papel
de cada vez maior destaque em contexto educativo.

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO CIDADÃ: o Projeto NósPropomos! no Distrito Federal/Brasil

2021

HUGO DE CARVALHO SOBRINHO

A partir da experiência que envolve o ensinar-aprender Geografia, revelou-se a necessidade de estudo
e de superação de práticas pedagógicas, que não condizem com as demandas da sociedade
contemporânea. Em busca da superação dessas práticas é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de
estudo deste trabalho, foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania
territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre
universidade, escola e comunidade.

“Eu quero que o vento leve a gente… Lá pra outro país”: (e)ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant

2020

Luciana Maria dos Santos Arruda

Conceber a Geografia, suas expressões espaciais e linguagem, nas séries iniciais, com crianças cegas, de baixa visão e com deficiência múltipla, no Instituto Benjamin Constant (IBC).

O Trabalho de Campo como Proposta Metodológica para o Ensino de Geografia na Educação Básica: diálogos com a perspectiva do pensamento (geo)espacial

2020

Leydiane Silva

A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica.

Os piqueno da Baixada Maranhense: subsídios para geografias outras do lugares

2019

José Raimundo Campelo Franco

Realiza um estudo das infâncias e discute os percalços sobre a geografia escolar nos embates entre os saberes cotidianos e universais.

Artes de fazer Educação das Relações Étnico-raciais nas Aulas de Geografia: uma pesquisa no contexto dos saberes profissionais dos professores

2018

Mariana Mizael Pinheiro da Silva

Reflete sobre as táticas que os professores de Geografia modulam em suas práticas em relação às questões étnicoraciais, a partir dos seus saberes experienciais.

Cartografia Social e Geografia a Serviço de outros Mundos: um estudo sobre os povos e comunidades tradicionais da baía da Ilha Grande

2018

Matheus Gouveia

Partindo de uma perspectiva decolonial, propõe-se uma abordagem geográfica sobre os processos que envolvem a produção/uso dos mapas e suas relações com o ensino da Geografia e comunidades tradicionais

Ensinar-aprender Geografia Com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/ RJ

2018

Lívia Brochini de Lima

Analisa o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem.