• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

“Eu quero que o vento leve a gente… Lá pra outro país”: (e)ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant

2020

Luciana Maria dos Santos Arruda

Conceber a Geografia, suas expressões espaciais e linguagem, nas séries iniciais, com crianças cegas, de baixa visão e com deficiência múltipla, no Instituto Benjamin Constant (IBC).

O Trabalho de Campo como Proposta Metodológica para o Ensino de Geografia na Educação Básica: diálogos com a perspectiva do pensamento (geo)espacial

2020

Leydiane Silva

A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica.

Os piqueno da Baixada Maranhense: subsídios para geografias outras do lugares

2019

José Raimundo Campelo Franco

Realiza um estudo das infâncias e discute os percalços sobre a geografia escolar nos embates entre os saberes cotidianos e universais.

Artes de fazer Educação das Relações Étnico-raciais nas Aulas de Geografia: uma pesquisa no contexto dos saberes profissionais dos professores

2018

Mariana Mizael Pinheiro da Silva

Reflete sobre as táticas que os professores de Geografia modulam em suas práticas em relação às questões étnicoraciais, a partir dos seus saberes experienciais.

Cartografia Social e Geografia a Serviço de outros Mundos: um estudo sobre os povos e comunidades tradicionais da baía da Ilha Grande

2018

Matheus Gouveia

Partindo de uma perspectiva decolonial, propõe-se uma abordagem geográfica sobre os processos que envolvem a produção/uso dos mapas e suas relações com o ensino da Geografia e comunidades tradicionais

Ensinar-aprender Geografia Com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/ RJ

2018

Lívia Brochini de Lima

Analisa o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem.

O PIBID/PUC-Rio no Cenário das Políticas Públicas Educacionais – experiências de impacto na formação de professores de Geografia para a educação básica

2018

Luana Correia

Utilizando o Ciclo de Políticas e relatos de integrantes do PIBID/PUC-Rio, a autora analisa suas contribuições e seus limites para a formação de professores de Geografia para a educação básica.

[Carto]grafias do Lugar – a cidade de Figueira/PR na Geografia Escolar

2016

Silvana Puchalski

A dissertação conta uma experiência de pesquisa participativa com alunos como estratégia de abordagem do conceito de lugar, utilizando-se do espaço vivido desses para construção de um Atlas Escolar.

Educação Ambiental e Sustentabilidades: perspectivas no ensino de Geografia

2016

Leonardo Alves Martins

A presente pesquisa tem como objetivo compreender a Educação Ambiental como eixo de articulação com o ensino de Geografia.

Perspectivas e Possibilidades do Ensino e da Aprendizagem em Geografia Física na Formação de Professores

2015

Anice Esteves Afonso

A pesquisa investigou e demonstrou que a inclusão da temática relacionada à Geografia Física pode ser feita de modo crítico e articulado a outros temas da Geografia escolar, contribuindo para a educação ambiental e para a disseminação de informações relacionadas à prevenção de riscos provocados por eventos naturais extremos.