A formação de professores de geografia na Guiné-Bissau: permanências e rupturas da colonialidade na prática docente
2024Marcelo da Silva
A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.
Entre a geografia física, a formação de professores e a geografia escolar: abismos, pontes e caminhos
2024GABRIELA DE GODOI BENTO
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
“Eu quero que o vento leve a gente… Lá pra outro país”: (e)ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant
2020Luciana Maria dos Santos Arruda
Conceber a Geografia, suas expressões espaciais e linguagem, nas séries iniciais, com crianças cegas, de baixa visão e com deficiência múltipla, no Instituto Benjamin Constant (IBC).
O Trabalho de Campo como Proposta Metodológica para o Ensino de Geografia na Educação Básica: diálogos com a perspectiva do pensamento (geo)espacial
2020A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica.
Os piqueno da Baixada Maranhense: subsídios para geografias outras do lugares
2019José Raimundo Campelo Franco
Realiza um estudo das infâncias e discute os percalços sobre a geografia escolar nos embates entre os saberes cotidianos e universais.
Artes de fazer Educação das Relações Étnico-raciais nas Aulas de Geografia: uma pesquisa no contexto dos saberes profissionais dos professores
2018Mariana Mizael Pinheiro da Silva
Reflete sobre as táticas que os professores de Geografia modulam em suas práticas em relação às questões étnicoraciais, a partir dos seus saberes experienciais.
Cartografia Social e Geografia a Serviço de outros Mundos: um estudo sobre os povos e comunidades tradicionais da baía da Ilha Grande
2018Matheus Gouveia
Partindo de uma perspectiva decolonial, propõe-se uma abordagem geográfica sobre os processos que envolvem a produção/uso dos mapas e suas relações com o ensino da Geografia e comunidades tradicionais
Ensinar-aprender Geografia Com o filme Lion: um estudo no Complexo do Alemão/ RJ
2018Lívia Brochini de Lima
Analisa o que os estudantes têm a dizer sobre o uso de filme como material pedagógico nas aulas de Geografia, problematizando-o com suas experiências e (re)leituras dos filmes nos lugares onde vivem.
O PIBID/PUC-Rio no Cenário das Políticas Públicas Educacionais – experiências de impacto na formação de professores de Geografia para a educação básica
2018Utilizando o Ciclo de Políticas e relatos de integrantes do PIBID/PUC-Rio, a autora analisa suas contribuições e seus limites para a formação de professores de Geografia para a educação básica.
[Carto]grafias do Lugar – a cidade de Figueira/PR na Geografia Escolar
2016Silvana Puchalski
A dissertação conta uma experiência de pesquisa participativa com alunos como estratégia de abordagem do conceito de lugar, utilizando-se do espaço vivido desses para construção de um Atlas Escolar.