O Estudo das Águas na Formação de Professores de Geografia em Face da Base Nacional Comum Curricular no Brasil
2020
Anny Catarina Nobre de SouzaAndreza Tacyana Felix Carvalho
O objetivo foi analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do E.F e E. M. – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil.
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2024
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O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2015
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Os autores analisam o currículo da formação de professores, buscando identificar as contribuições dos currículos das licenciaturas para o campo da Educação de Jovens e Adultos.
2020
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No artigo são analisados os desafios enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.