Mobilidade e precarização docente na região metropolitana do Rio de Janeiro
2019
Gleyce Assis
O artigo publicado nos anais do XIII ENANPEGE (2019) faz uma análise breve do processo de precarização docente no Brasil e sua relação com a mobilidade docente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro,
Documentos relacionados
2020
Array
Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.
2021
Array
O artigo, vinculado a uma tese de doutorado, discute o método (auto)biográfico como uma abordagem para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Com base em revisão bibliográfica, analisa a relação entre formação docente e pesquisa (auto)biográfica, destacando a importância das experiências pessoais, escolares e profissionais na constituição da professoralidade. As narrativas (auto)biográficas permitem repensar esse processo, podendo impactar os princípios das licenciaturas em Geografia e contribuir para uma visão mais ampla e reflexiva da formação docente.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.