Geografia e Libras: Os desafios do processo de ensino aprendizagem em Fortaleza/Ceará
2021
Francisco Elias da Silva FilhoTereza Sandra Loiola Vasconcelos
Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim, Fortaleza/Ceará.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2020
Array
Apresenta-se uma síntese do trabalho de conclusão de curso apresentado na Especialização em Fundamentos da Educação, da UEPB, no qual foram utilizados desenhos animados como recurso didático.
2019
Array
No artigo, do ponto de vista metodológico e de análises, se traçou relações entre a invisibilidade social e os conceitos-chave da geografia.