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Trabalho de Campo Virtual – Amazônia

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Rejane Rodrigues

Tomando como objetivos a valorização do trabalho de campo como metodologia para o ensino escolar da Geografia e como mecanismo facilitador de propostas interdisciplinares, e a capacitação dos os pibidianos para o planejamento e aplicação de propostas de trabalho de campo virtual as quais consideram o uso das tecnologias digitais, as crescentes dificuldades para a realização de atividades extramuros e o uso alternativo das tecnologias digitais, em especial, das geotecnologias, o PIBID Geografia PUC-Rio organizou uma proposta de trabalho de campo virtual na Amazônia.

Dominó Geográfico

2025

Rejane RodriguesThiago de Lima AlvesLuana Correia

O jogo Dominó Geográfico tem como objetivo a fixação do nome dos estados brasileiros e suas siglas, associando-os a suas capitais. É indicado para alunos do 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Ele integra o acervo de recursos educacionais desenvolvidos pelo NECPEG, disponível no Laboratório de Geografia e Ensino da PUC-Rio.

Jogo do Mico Geográfico-Cultural

2025

Rejane RodriguesThiago de Lima AlvesLuana Correia

O jogo do Mico Geográfico-Cultural tem como objetivo a associação de determinada manifestação cultural ao país no qual ela se apresenta como uma tradição. É indicado para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Ele integra o acervo de recursos educacionais desenvolvidos pelo NECPEG, disponível no Laboratório de Geografia e Ensino da PUC-Rio.

A formação de professores de geografia na Guiné­-Bissau: permanências e rupturas da colonialidade na prática docente

2024

Marcelo da Silva

A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.

Entre a geografia física, a formação de professores e a geografia escolar: abismos, pontes e caminhos

2024

GABRIELA DE GODOI BENTO

O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.

FUNDAMENTOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO EEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRA

2024

Sonia Maria Vanzella Castellar

A tese central deste artigo é refletir sobre a relevância do campo
epistemológico da ciência geográfica para o ensino, destacando a
importância de seus fundamentos teórico-metodológicos na
compreensão das dinâmicas sociais em um mundo em constante
transformação. Além disso, contextualiza a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) como uma política pública voltada à promoção
da equidade e igualdade de acesso universal ao conhecimento
geográfico.

Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica

2024

José Armando Santiago Rivera

O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.

Desafios e Possibilidades da Prática como Componente Curricular na Formação de Professores em Geografia

2023

João Carlos de Lima Neto

Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.

Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia

2023

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10