Trabalho de Campo Virtual – Amazônia
2323Tomando como objetivos a valorização do trabalho de campo como metodologia para o ensino escolar da Geografia e como mecanismo facilitador de propostas interdisciplinares, e a capacitação dos os pibidianos para o planejamento e aplicação de propostas de trabalho de campo virtual as quais consideram o uso das tecnologias digitais, as crescentes dificuldades para a realização de atividades extramuros e o uso alternativo das tecnologias digitais, em especial, das geotecnologias, o PIBID Geografia PUC-Rio organizou uma proposta de trabalho de campo virtual na Amazônia.
Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica
2024José Armando Santiago Rivera
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.
Os Sentidos de Lugar e Espaço Geográfico Construído por Meio do Uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECs), em Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas Aulas de Geografia do Ensino Fundamental
2024Giseli Gomes Dalla NoraSamara Pacheco Silva Barbosa
Podcast – O Espaço Portuário Brasileiro
2023Este podcast trata das mudanças no espaço portuário brasileiro e teve como professora narradora a professora Rejane Rodrigues. O tema tem relação com sua tese de doutoramento. Este podcast foi feito experimentalmente utilizando-se imagens e animações.
Ensino de Geografia e a Redução do Risco de Desastres em Espaços Urbanos e Rurais
2022Lourenço Magnoni Júnior
Com um total de 38 capítulos e uma centena de autores abordam temas chave como: mudanças climáticas, desastres socioambientais e naturais ou desertificação, entre muitos outros.
Territórios Educativos
2022Leonardo Marino
A coletânea que apresentamos tem sua origem em um
conjunto de reflexões a respeito da implementação da Educação
Integral na cidade do Rio de Janeiro. Tais reflexões tem
caracterizado a atuação do Grupo de Ensino e Pesquisa em
Educação Geográfica (GEPEG-CNPq-UERJ), que desde 2018, ano
de sua fundação, tem se dedicado a produzir pesquisas, artigos,
ensaios e produtos educacionais que, entre outros aspectos,
objetivam promover a integralidade da educação por intermédio
de sua territorialização e o reconhecimento do potencial educativo
presente nos componentes socioespaciais que conformam a cidade
¿Qué Es La Geografía? Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios
2021Alejandro Cascante Campos
El artículo propone la existencia de una visión sobre el objeto de estudio de la Geografía que se construye a partir de las concepciones de los estudiantes universitarios sobre su significado.
As Contribuições da Geografia Para o Ensino de Cidade e a Formação Cidadã
2021Alice Silva Costa AlelafMugiany Oliveira Brito Portela
O objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã.
As Pesquisas em Ensino de Geografia e a Categoria Espacial de Paisagem: Apontamentos a partir de um Estado da arte
2021Ricardo Lopes Fonseca
O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on-line possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de geografia.
Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica
2021David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro
Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.