Trabalho de Campo Virtual – Amazônia
2323Tomando como objetivos a valorização do trabalho de campo como metodologia para o ensino escolar da Geografia e como mecanismo facilitador de propostas interdisciplinares, e a capacitação dos os pibidianos para o planejamento e aplicação de propostas de trabalho de campo virtual as quais consideram o uso das tecnologias digitais, as crescentes dificuldades para a realização de atividades extramuros e o uso alternativo das tecnologias digitais, em especial, das geotecnologias, o PIBID Geografia PUC-Rio organizou uma proposta de trabalho de campo virtual na Amazônia.
A formação de professores de geografia na Guiné-Bissau: permanências e rupturas da colonialidade na prática docente
2024Marcelo da Silva
A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.
Entre a geografia física, a formação de professores e a geografia escolar: abismos, pontes e caminhos
2024GABRIELA DE GODOI BENTO
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
Importancia Pedagógica del Positivismo en la Práctica Escolar Cotidiana de la Enseñanza Geográfica
2024José Armando Santiago Rivera
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.
Os Sentidos de Lugar e Espaço Geográfico Construído por Meio do Uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECs), em Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas Aulas de Geografia do Ensino Fundamental
2024Giseli Gomes Dalla NoraSamara Pacheco Silva Barbosa
Desafios e Possibilidades da Prática como Componente Curricular na Formação de Professores em Geografia
2023João Carlos de Lima Neto
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.
Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia
2023Raquel Almeida MendesAlex Ratts
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10
Podcast – O Espaço Portuário Brasileiro
2023Este podcast trata das mudanças no espaço portuário brasileiro e teve como professora narradora a professora Rejane Rodrigues. O tema tem relação com sua tese de doutoramento. Este podcast foi feito experimentalmente utilizando-se imagens e animações.
Ensino de Geografia e a Redução do Risco de Desastres em Espaços Urbanos e Rurais
2022Lourenço Magnoni Júnior
Com um total de 38 capítulos e uma centena de autores abordam temas chave como: mudanças climáticas, desastres socioambientais e naturais ou desertificação, entre muitos outros.
Territórios Educativos
2022Leonardo Marino
A coletânea que apresentamos tem sua origem em um
conjunto de reflexões a respeito da implementação da Educação
Integral na cidade do Rio de Janeiro. Tais reflexões tem
caracterizado a atuação do Grupo de Ensino e Pesquisa em
Educação Geográfica (GEPEG-CNPq-UERJ), que desde 2018, ano
de sua fundação, tem se dedicado a produzir pesquisas, artigos,
ensaios e produtos educacionais que, entre outros aspectos,
objetivam promover a integralidade da educação por intermédio
de sua territorialização e o reconhecimento do potencial educativo
presente nos componentes socioespaciais que conformam a cidade