Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional
2016
Carmen Tereza Gabriel
Neste artigo, a autora faz um levantamento da produção intelectual acumulada no campo curricular e analisa a articulação entre conhecimento escolar e emancipação no campo do currículo.
Documentos relacionados
2020
Array
Este texto busca apresentar a cartografia subversiva como metodologia utilizada nas aulas de Cartografia no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Sorocaba).
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2018
Array
O livro reúne trabalhos de professores investigadores da didática da Geografia, dando ênfase à formação de professores, aos temas chave da Geografia, ao currículo e ao uso da cartografia em rede.