A Disputa de uma Geografia Política no Livro Didático: Geografias maiores e Geografias menores
2020
Ivaine Maria ToniniLudmila Losada da Fonseca
Este artigo versa sobre os atravessamentos políticos no livro didático e a manifestação deles por meio dos conteúdos da Geografia Política.
Documentos relacionados
2019
Array
O artigo publicado nos anais do XIII ENANPEGE (2019) faz uma análise breve do processo de precarização docente no Brasil e sua relação com a mobilidade docente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro,
2023
Array
Este artigo aborda a relação entre teoria e prática na formação de professores de Geografia, com um olhar especial sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e os desafios que ela apresenta nos cursos de Licenciatura. A pesquisa, qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas e grupos de discussão com coordenadores, professores e estudantes de duas universidades públicas de Goiás. A pesquisa revela as dificuldades na implementação da PCC e propõe um percurso didático para superá-las, buscando uma integração mais efetiva entre os conhecimentos pedagógicos e geográficos.
2020
Array
Analisam-se as estratégias didático-pedagógicas utilizadas por professores de Geografia, experientes e bem-sucedidos, que atuam na Educação Básica em escolas Núcleo Regional de Maringá-PR.