“Seríamos a Política Que Criticamos?”: a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC
2020
Hugo Heleno Camilo Costa
Utilizando como cenário os momentos da luta política pela definição da BNCC, o artigo focaliza empiricamente em pareceres sobre o documento para Geografia.
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O livro reúne posições teóricas e políticas diferenciadas e muitas vezes paradoxais no que concerne às políticas educacionais contemporâneas que envolvem diferentes questões como as relacionadas à construção de um currículo nacional, à avaliação em larga escala, à valorização docente, à responsabilização de professores, à promoção de uma educação de qualidade.
2016
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Neste artigo encontramos um importante debate sobre a noção de conhecimento disciplinarizado, disciplina escolar e conhecimento escolar, apresentando a noção de 'conhecimento disciplinado', entendido como resultado de uma prática articulatória e, simultaneamente, alquímica.
2016
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David Lambert apresenta uma proposta alternativa ao currículo hegemônico e propõe o “currículo do futuro” que abriga a centralidade do conhecimento poderoso e atenção à formação do professor.