Reflexiones sobre educación geográfica: revisión disciplinar e innovación didáctica
2018
Alfonso Garcia de la Vega (edit)
O livro reúne trabalhos de professores investigadores da didática da Geografia, dando ênfase à formação de professores, aos temas chave da Geografia, ao currículo e ao uso da cartografia em rede.
Documentos relacionados
2016
Array
Neste artigo, a autora faz um levantamento da produção intelectual acumulada no campo curricular e analisa a articulação entre conhecimento escolar e emancipação no campo do currículo.
2020
Array
No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.
2023
Array
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10