Por Uma Geografia Vivenciada: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
			2020
			Israel Rodrigues BezerraFrancisco Amaro Gomes de AlencarDaniel Gadelha de Oliveira
							
					Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia.				
					 
		
			
				
				Documentos relacionados
				
										
					
												
						2024
						Array
													
								O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.							
											 
										
					
												
						2020
						Array
													
								Este	 texto	 tem	 como	 objetivo	 discutir	 questões	 que	 envolvem	 as	 práticas	 de	 sala	 de	 aula	 em	 uma	 perspectiva	
interdisciplinar.	 Para	 isso,	 trabalhamos	 com	 a	 obra	 “O	 Continente	 I” de	 Erico	 Verissimo	 e	 os	 conceitos	 geográficos	 de	
espaço,	território,	lugar	e	identidade	territorial	de	maneira	a	considerar	que	essa	articulação	entre	Literatura	e	Geografia	
contribui	na	construção	do	conhecimento	por	parte	do	aluno	e,	portanto,	na	sua	formação.	No	que	se	refere	à	Geografia,
percebemos	 que	 essa	 prática	 contribui	 com	 a	 educação	 geográfia.							
											 
										
					
												
						2018
						Array
													
								Analisa-se como os percursos formativos, realizados através da parceria entre a universidade e a escola pública, vêm buscando superar o desencontro entre formação, inovação e educação geográfica.