O Poder do Conhecimento Geográfico no Enfrentamento dos Desafios da Formação para a Cidadania Ativa no Brasil
2020
Rejane Rodrigues
O autor apresenta os resultados de um projeto didático no qual buscou-se articular os preceitos da educação geográfica e da educação política com o propósito de revelar o conhecimento geográfico com um conhecimento poderoso com respeito às possibilidades de transformação da realidade social desigual e excludente que perdura no país.
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O artigo tem o objetivo de refletir sobre como o ensino da hidrosfera pode ser significado a partir de conceitos geográficos – como lugar e paisagem –, de problemáticas ambientais da bacia local.
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A aprendizagem significativa como um conceito subjacente a subsunçores, esquemas de assimilação, internalização de instrumentos e signos, construtos pessoais e modelos mentais, significados compartilhados e integração construtiva de pensamentos, sentimentos e ações.
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Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva
interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de
espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia
contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia,
percebemos que essa prática contribui com a educação geográfia.