O Poder do Conhecimento Geográfico no Enfrentamento dos Desafios da Formação para a Cidadania Ativa no Brasil
2020
Rejane Rodrigues
O autor apresenta os resultados de um projeto didático no qual buscou-se articular os preceitos da educação geográfica e da educação política com o propósito de revelar o conhecimento geográfico com um conhecimento poderoso com respeito às possibilidades de transformação da realidade social desigual e excludente que perdura no país.
Documentos relacionados
2020
Array
O artigo se propõe a analisar como um grupo de estudantes do ensino médio, de uma escola pública localizada na Amazônia brasileira, compreende a Geografia ensinada na sala de aula.
2020
Array
O artigo tem o objetivo de refletir sobre como o ensino da hidrosfera pode ser significado a partir de conceitos geográficos – como lugar e paisagem –, de problemáticas ambientais da bacia local.
2011
Array
A aprendizagem significativa como um conceito subjacente a subsunçores, esquemas de assimilação, internalização de instrumentos e signos, construtos pessoais e modelos mentais, significados compartilhados e integração construtiva de pensamentos, sentimentos e ações.