A formação de professores de geografia na Guiné-Bissau: permanências e rupturas da colonialidade na prática docente
2024Marcelo da Silva
A pesquisa busca responder como ocorre a perpetuação dos saberes coloniais e a reprodução de práticas pedagógicas colonizadoras no ensino da Geografia na Guiné-Bissau e quais são as possíveis rupturas como forma de resistência sobre o colonialismo português? Além disso, apresenta uma possibilidade de ensino de uma Geografia Decolonial. O estudo adota uma abordagem metodológica centrada na observação solidária, empática e co-construtiva, centrada no participante, no qual, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários para professores e estudantes.
Entre a geografia física, a formação de professores e a geografia escolar: abismos, pontes e caminhos
2024GABRIELA DE GODOI BENTO
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
De Onde Eu Vinha: Nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul – espacialidade dos/das professores/as de geografia
2021Joaquim RauberMarcos BohrerLudmila Losada da Fonseca
O texto apresenta um panorama das nomeações de docentes de Geografia para o magistério municipal no estado do Rio Grande do Sul.
A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano
2020Carina Copatti
Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.
A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”
2020Ronaldo Martins Botelho
Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".
A Educação Brasileira na Mira do Capitalismo Neoliberal: uma breve análise sobre a BNCC e o trabalho docente
2020Iago Sales de PaulaMaria da Conceição Marques de SouzaPollyana Furtado Machado Anute
Objetiva-se falar sobre os principais significados do trabalho e o modo como o sistema capitalista se apropria dele e criar um elo com o campo educacional brasileiro, a partir da instauração da BNCC.
A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente
2020Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa
Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar
Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais, Competência Comunicativa e Estágios de Desenvolvimento Moral
2020Rosalvo Nobre Carneiro
Objetivou-se analisar a relação entre os estágios do desenvolvimento moral, o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem por princípios éticos e morais universais.
As Dimensões Pessoais e Profissionais na Construção Identitária dos Professores de Geografia
2020Cristiane Maciel de Souza AndradeRoselane Zordan Costella
Analisa-se como as histórias pessoais e experiências profissionais dos professores são meios privilegiados de reflexão e de possibilidade de ação no aperfeiçoamento da prática docente.
Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA
2020Dionel Barbosa Ferreira JúniorIgor Murilo Andrade SalameRobson Alves dos SantosMarcus Vinicius Mariano de Souza
Esta pesquisa apresenta uma experiência vivida durante o Estágio Docente III, em uma escola estadual indígena. Como também pretende-se entender a diferenciação da educação escolar indígena.