• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula

2020

Raquel Almeida MendesAlex Ratts

No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.

A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano

2020

Carina Copatti

Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.

A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”

2020

Ronaldo Martins Botelho

Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".

A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente

2020

Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa

Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar

Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais, Competência Comunicativa e Estágios de Desenvolvimento Moral

2020

Rosalvo Nobre Carneiro

Objetivou-se analisar a relação entre os estágios do desenvolvimento moral, o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem por princípios éticos e morais universais.

As Dimensões Pessoais e Profissionais na Construção Identitária dos Professores de Geografia

2020

Cristiane Maciel de Souza AndradeRoselane Zordan Costella

Analisa-se como as histórias pessoais e experiências profissionais dos professores são meios privilegiados de reflexão e de possibilidade de ação no aperfeiçoamento da prática docente.

Aula de Campo no Ensino de Geografia: uma visão pela literatura científica brasileira

2020

Aline Mattos de Souza MarquesMarina de Souza MotaMaria Alice Veiga Ferreira de Souza

O trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica da temática Geografia e a prática de campo. O recorte temporal utilizado é o de publicações entre 2011 e 2019.

Da educação do campo à educação geográfica: concepções e experiências de ensinar e aprender na escola família agrícola de Goiás-2019

2020

Edson Batista Silva

Analisa os resultados do projeto de extensão: Geografia científica, Geografia escolar: os desafios da transposição didática.

Docencio, Logo, Existo. Crenças que Movem o Professor Formador de Professores: Que diferença podemos fazer em nossos alunos?

2020

Nestor André KaercherMarcos Bohrer

A partir do diálogo entre docentes que trabalham com formação de professores, revelam-se trajetórias, escolhas e referenciais que possibilitam a construção da identidade dos docentes.

Ensinando Futuros Professores: experiências formativas inspiradoras

2020

Gabriela Miranda Moriconi (org)

No livro, são apresentados nove casos de práticas formativas inspiradoras realizadas por formadores brasileiros que podem favorecer, aos licenciandos, a aprendizagem de sua profissão.