A África nos Cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula
2020Raquel Almeida MendesAlex Ratts
No artigo, é apresentada uma discussão sobre o ensino das temáticas África e diáspora africana na Geografia e, em específico, no campo da formação docente.
A Construção de um Pensamento Geográfico de Professor: interpretações de docentes que formam professores que formam professores no contexto latino-americano
2020Carina Copatti
Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos.
A Criança que Escuta na Professora que Ginga: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”
2020Ronaldo Martins Botelho
Análise da trajetória de uma professora negra na periferia de uma capital, sul do Brasil, explicitando-se como valores e memórias da formação étnico-racial podem influir no “tornar-se professora".
A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente
2020Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa
Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar
Aprendizagem de Princípios Geoéticos Universais, Competência Comunicativa e Estágios de Desenvolvimento Moral
2020Rosalvo Nobre Carneiro
Objetivou-se analisar a relação entre os estágios do desenvolvimento moral, o desenvolvimento da competência comunicativa e a aprendizagem por princípios éticos e morais universais.
As Dimensões Pessoais e Profissionais na Construção Identitária dos Professores de Geografia
2020Cristiane Maciel de Souza AndradeRoselane Zordan Costella
Analisa-se como as histórias pessoais e experiências profissionais dos professores são meios privilegiados de reflexão e de possibilidade de ação no aperfeiçoamento da prática docente.
Aula de Campo no Ensino de Geografia: uma visão pela literatura científica brasileira
2020Aline Mattos de Souza MarquesMarina de Souza MotaMaria Alice Veiga Ferreira de Souza
O trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica da temática Geografia e a prática de campo. O recorte temporal utilizado é o de publicações entre 2011 e 2019.
Da educação do campo à educação geográfica: concepções e experiências de ensinar e aprender na escola família agrícola de Goiás-2019
2020Edson Batista Silva
Analisa os resultados do projeto de extensão: Geografia científica, Geografia escolar: os desafios da transposição didática.
Docencio, Logo, Existo. Crenças que Movem o Professor Formador de Professores: Que diferença podemos fazer em nossos alunos?
2020Nestor André KaercherMarcos Bohrer
A partir do diálogo entre docentes que trabalham com formação de professores, revelam-se trajetórias, escolhas e referenciais que possibilitam a construção da identidade dos docentes.
Ensinando Futuros Professores: experiências formativas inspiradoras
2020Gabriela Miranda Moriconi (org)
No livro, são apresentados nove casos de práticas formativas inspiradoras realizadas por formadores brasileiros que podem favorecer, aos licenciandos, a aprendizagem de sua profissão.