• Nichos

  • Tipos

  • Tags

  • Limpar filtros

O Estudo de Caso na Educação Geográfica: Discursos, Práticas e Desafios

2022

Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão

Num mundo de desafios e mudanças, há que formar cidadãos responsáveis e ativos,
devendo a educação geográfica proporcionar um contributo efetivo para a educação
para a cidadania, dimensão transversal que, ao longo do tempo, tem assumido um papel
de cada vez maior destaque em contexto educativo.

SAÍDAS DE CAMPO COMO CONTRIBUTO ÀEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA NAEDUCAÇÃO BÁSICA

2022

Adilson Tadeu Basquerote

O estudo analisa a importância das saídas de campo na
Educação Geográfica pelas vozes dos sujeitos. Trata-se de
um estudo de natureza qualitativa, cujo corpus de dados é
composto por registros fotográficos, caderno de campo dos
estudantes e do professor e entrevistas semiestruturadas
realizadas de vinte e dois estudantes do Ensino Médio de
uma escola pública do sul do Brasil, no segundo semestre de
2019.

Territórios Educativos

2022

Leonardo Marino

A coletânea que apresentamos tem sua origem em um
conjunto de reflexões a respeito da implementação da Educação
Integral na cidade do Rio de Janeiro. Tais reflexões tem
caracterizado a atuação do Grupo de Ensino e Pesquisa em
Educação Geográfica (GEPEG-CNPq-UERJ), que desde 2018, ano
de sua fundação, tem se dedicado a produzir pesquisas, artigos,
ensaios e produtos educacionais que, entre outros aspectos,
objetivam promover a integralidade da educação por intermédio
de sua territorialização e o reconhecimento do potencial educativo
presente nos componentes socioespaciais que conformam a cidade

¿Qué Es La Geografía? Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios

2021

Alejandro Cascante Campos

El artículo propone la existencia de una visión sobre el objeto de estudio de la Geografía que se construye a partir de las concepciones de los estudiantes universitarios sobre su significado.

Características e Tendências das Publicações nos Anais do Seminário de Educação Geográfica

2021

David Luiz Rodrigues de AlmeidaEliane Souza da SilvaAntonio Carlos Pinheiro

Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica.

Concepções e Abordagens do Ensino da Geografia: A importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica

2021

Lucélia dos Reis Santos SoaresKelson Lucien Rodrigues Lobato

O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.

Concepções Sobre o Conceito de Paisagem e Sua Inserção no Ensino de Geografia: Elementos para uma investigação

2021

Willian Franco Felicio

O artigo visa apresentar uma discussão de âmbito teórico no que se refere à paisagem na ciência geográfica, para compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas em geografia.

Ensino de Geografia no Contexto da Diversidade e da Inclusão Educacional

2021

Solange Lucas RibeiroJuliana Oliveira dos Santos

O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.

Ensino de Geografia: Percepção dos educandos sobre a categoria de análise paisagem

2021

Fernanda Pereira Martins Raquel Balli Cury

O artigo é um conjunto de reflexões feitas em turmas de 8º e 9º ano E.F. numa escola particular em Ituiutaba/MG. Procurou-se analisar e identificar como os educandos percebem o conceito de paisagem.

Jogos Didático na Construção do Conhecimento Geográfico: Uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades

2021

Ana Karina Nogueira de Andrade Maria Rita Ivo de Melo Machado

Este relato de experiência busca refletir como os jogos podem auxiliar nesse processo didático-pedagógico baseado no desenvolvimento de competências e habilidades.