O Ensino de Geografia Como Possibilidade de Construção de Sentidos em Educação Ambiental
2020Thalita JordãoMaria Bernadete S.S. Carvalho
O objetivo é buscar a possibilidade de compreender melhor como o ensino de geografia possibilita a produção de sentidos em educação ambiental na relação pedagógica.
O Lugar Como Potencialidade no Ensino de Hidrosfera
2020Rafaela Mattos CostaCarina PetschKátia Kellem da Rosa
O artigo tem o objetivo de refletir sobre como o ensino da hidrosfera pode ser significado a partir de conceitos geográficos – como lugar e paisagem –, de problemáticas ambientais da bacia local.
Práticas de Educação Ambiental Uma Escola de Ensino Multisseriado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Cariri – PB
2020Maria do Socorro Silva SalvadorVinícius Alves Barbosa Valéria Raquel Porto de Lima
O objetivo do artigo é apresentar resultados de práticas didáticos-pedagógicas relacionadas à temática ambiental com os alunos das séries iniciais em uma escola de ensino multisseriado.
Problemática Socioambiental Urbana e Possibilidades de Abordagem em Sala de Aula
2020João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão
O objetivo deste artigo foi apresentar algumas atividades metodológicas práticas aplicadas a estudantes do E.M e como elas possibilitaram o ensino de temas relacionados a problemática socioambienta
Educação Ambiental Desde El Sur
2018Anne KassiadouCelso Sánchezoutros
O livro agrega um conjunto de artigos que promovem reflexões teóricas sobre a educação ambiental, seja elaborando análises de experiências ou análises de conjuntura envolvendo temas afins.
Estabelecendo Diálogos entre a Ecocidadania e a Educação Geográfica: convergências com educação ambiental
2018Lucas Antônio Viana Botêlho
Problematiza o ensino de Geografia, a partir do debate da ecocidadania, possibilitando interações dialógicas entre a escola/sala de aula e a vida/cotidiano.
Educação Ambiental e Sustentabilidades: perspectivas no ensino de Geografia
2016Leonardo Alves Martins
A presente pesquisa tem como objetivo compreender a Educação Ambiental como eixo de articulação com o ensino de Geografia.
Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
2015Carlos Frederico B. Loureiro
O artigo apresenta uma epistemologia crítica e suas interfaces com a Educação Ambiental e busca promover uma perspectiva crítica transformadora da educação ambiental