Mobilidade e precarização docente na região metropolitana do Rio de Janeiro
2019
Gleyce Assis
O artigo publicado nos anais do XIII ENANPEGE (2019) faz uma análise breve do processo de precarização docente no Brasil e sua relação com a mobilidade docente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro,
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2024
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O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2015
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Os autores analisam o currículo da formação de professores, buscando identificar as contribuições dos currículos das licenciaturas para o campo da Educação de Jovens e Adultos.
2020
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No artigo são analisados os desafios enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.