Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional
2016
Carmen Tereza Gabriel
Neste artigo, a autora faz um levantamento da produção intelectual acumulada no campo curricular e analisa a articulação entre conhecimento escolar e emancipação no campo do currículo.
Documentos relacionados
2018
Array
Utilizando o Ciclo de Políticas e relatos de integrantes do PIBID/PUC-Rio, a autora analisa suas contribuições e seus limites para a formação de professores de Geografia para a educação básica.
2023
Array
Este trabalho discute a formação de professores de Geografia em relação ao ensino da temática africana. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de ementas e planos de ensino. O objetivo é compreender como a África é abordada na formação docente, investigando os referenciais utilizados e seu papel na desconstrução de estereótipos. Os resultados indicam um enfoque regionalista, destacando a diversidade cultural, política e econômica, mas revelam limitações na discussão do ensino de Geografia Africana, evidenciando desafios na implementação da lei nº 10
2020
Array
O objetivo foi analisar a abordagem dada ao tema da água na BNCC em Geografia – anos finais do E.F e E. M. – e as possíveis repercussões à formação inicial de professores de Geografia no Brasil.