Professores, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores vinculados às atividades do Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, NECPEG, da PUC-Rio, do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, GPEG, do CAp/UERJ e do Núcleo de Estudos Geográficos, NEGEO, do IFF de Campos.
Professores colaboradores de Instituições de Ensino Superior que desenvolvem pesquisa sobre as temáticas da Educação Geográfica.
Professores Responsáveis
Rejane Rodrigues
Professora PUC-Rio
Link para o Lattes- O Poder do Conhecimento Geográfico no Enfrentamento dos Desafios da Formação para a Cidadania Ativa no Brasil
- Pesquisa e Ensino em Geografia: a linguagem imagética para uma educação geográfica com sentido
- Aprendendo Geografia com filmes na perspectiva das Contra Narrativas e Imaginários Anti-geopolíticos
- Aprendendo com filmes: o cinema como recurso didático para o ensino da geografia
- Educação Geográfica em Foco: temas e metodologias para o ensino básico
- Meu primeiro Atlas – alfabetização cartográfica
- Vamos Compreender o Brasil
- Reflexões acerca do papel da leitura na construção do conhecimento em geografia
- Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio
- Formação de Professores de Geografia e Produção de Material Didático na PUC-Rio
Linovaldo Miranda Lemos
Professor IF Campos
Link para o Lattes- Os Desafios da Formação de Professores de Geografia na Rede Profissional, Técnica e Tecnológica Federal: um relato a partir da experiência no Instituto Federal Fluminense (IFF)
- A ideologia da ideologia de gênero e a escola
- Os Desafios à Consolidação de uma Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil
Fabio Tadeu de Macedo Santana
Professor CAp/UERJ
Link para o Lattes- O Trabalho de Campo e as resignificações do espaço no ambiente escolar
- As Práticas Pedagógicas do Projeto “Geografia vai a Feira” realizado pelo PIBID/CAp-UERJ
- Aprendendo com filmes: o cinema como recurso didático para o ensino da geografia
- Pesquisa e Ensino em Geografia: a linguagem imagética para uma educação geográfica com sentido
Pesquisadores Colaboradores
Gleyce Assis
Mestranda PUC-Rio
Link para o Lattes- Por uma educação da complexidade: a BNCC em debate
- Mobilidade e precarização docente na região metropolitana do Rio de Janeiro
- Experiências e desafios no ensino de geografia: a influência das atividades dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem
- Caminhos para a compreensão da paisagem: a abordagem geográfica em foco
Luana Correia
Professora da SME-RJ
Link para o Lattes- O PIBID Geografia – PUC-Rio – experiências de impacto na educação básica
- O PIBID/PUC-Rio no Cenário das Políticas Públicas Educacionais – experiências de impacto na formação de professores de Geografia para a educação básica
- Educar para o Futuro: a sala de aula como a janela do mundo – experiências de impacto na formação inicial de professores de Geografia
- Educação Geográfica e Novas Práticas Didático-Pedagógicas: a contribuição do PIBID no processo de formação docente
- Precarização do Trabalho Docente e os Impactos na Formação Inicial dos Professores de Geografia
Lucas Elyseu
Mestrando PUC-Rio
Link para o Lattes- A Importância da História em Quadrinhos como Ferramenta Metodológica no Ensino de Geografia
- Experiências Geográficas: quadrinhos e ensino de geografia
- A paisagem geográfica de Will Eisner em: Nova York – A vida na Grande Cidade (2009)
- Carolina de Jesus e Paisagens do Medo: uma análise geográfica a partir das histórias em quadrinhos
Rafael Arosa
Professor CAp/UFRJ, Doutorando PUC-Rio
Link para o Lattes- A Questão Ambiental, o Estudo das Alterações Tecnogênicas e as Possibilidade de Inovação de Conteúdo: uma experiência no estágio supervisionado
- Jovens e Celulares: implicações para a educação na era da conexão móvel
- Pensando o Mal-estar na/da Educação através da Compreensão das ‘Juventudes Líquidas’ Contemporâneas
- De Mercator ao Googlemaps: mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
- Mapas Colaborativos Digitais: uma prática cibercultural a favor do ensino: aprendizagem de Geografia